Na Canoagem Velocidade, a promessa Gabriel Assunção avançou para a semifinal no C1 500m
Começou nesta quarta-feira (20) o Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, em Milão, na Itália. O Brasil abriu sua participação com força total, com seis atletas da paracanoagem garantindo vaga direta nas finais. A competição segue até domingo (24) e reúne os melhores canoístas do mundo.
O primeiro brasileiro a estrear foi Luís Carlos Cardoso, que conquistou o segundo melhor tempo no KL1 Masculino 200m. “Acredito que eu poderia ter dado mais. Senti meu barco virando muito para a direita e precisei controlar mais do que aplicar força. Mas estou garantido na final, e isso é o mais importante. Agora é focar 110% para daqui a dois dias, porque sei que consigo”, afirmou.
O domínio brasileiro ficou evidente no VL2 Masculino 200m, com Fernando Rufino e Igor Tofalini vencendo suas baterias e garantindo vaga na final. “Foi uma prova dentro do planejado com a comissão técnica. Todo o trabalho estratégico hoje foi em relação ao vento, igual treinamos em Londrina com muito vento lateral. Graças a Deus nos consagramos com essa final no sábado”, destacou Rufino, o “Cowboy de Aço”.
No KL2 Feminino 200m, Leonice Friedrich também assegurou vaga direta, com o segundo melhor tempo. Pelo VL1 Masculino 200m, Carlos Glenndel Moreira ficou com a terceira posição de sua bateria e também avançou direto para a decisão. Na última prova do dia, Giovane Vieira de Paula confirmou a boa fase do país ao fazer o melhor tempo do VL3 Masculino 200m. “Fiz uma boa prova e consegui garantir uma final direta. E agora vamos brigar nesta decisão. Estou muito feliz e aliviado. Sentimento que não tem preço, só tenho a agradecer”, celebrou.
No KL3 Feminino 200m, Aline Furtado de Oliveira terminou em sexto lugar na sua bateria, com 52.59, e avançou para as semifinais.
Brilho de Gabriel Nascimento na canoagem velocidade
O primeiro dia de competições também trouxe destaque para a Canoagem Velocidade. Estreando em Mundiais, Gabriel Nascimento venceu sua bateria no C1 500m com 1m52s56, garantindo o melhor tempo da eliminatória. “Saí forte no começo, fui administrando a prova e mantive o domínio. Peguei um pouco de onda no final, mas deu tudo certo”, contou.
Animado com o resultado, o jovem baiano reforçou a confiança para a sequência: “Fazer o melhor tempo me traz mais confiança para as semifinais. Estamos de olho no Brasileiro, vamos chegar embalados pelo Mundial e estou muito feliz. Em casa, tem muita gente torcendo por nós: amigos, parentes e o pessoal da Bahia. Agora é focar nas semifinais.” disse Gabriel, que volta a comeptir na quinta (21)
