Brasil alcança seis finais no primeiro dia do mundial de Paracanoagem

Na Canoagem Velocidade, a promessa Gabriel Assunção avançou para a semifinal no C1 500m

CBCa/Divulgação
CBCa/Divulgação

Começou nesta quarta-feira (20) o Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, em Milão, na Itália. O Brasil abriu sua participação com força total, com seis atletas da paracanoagem garantindo vaga direta nas finais. A competição segue até domingo (24) e reúne os melhores canoístas do mundo.

O primeiro brasileiro a estrear foi Luís Carlos Cardoso, que conquistou o segundo melhor tempo no KL1 Masculino 200m. “Acredito que eu poderia ter dado mais. Senti meu barco virando muito para a direita e precisei controlar mais do que aplicar força. Mas estou garantido na final, e isso é o mais importante. Agora é focar 110% para daqui a dois dias, porque sei que consigo”, afirmou.

O domínio brasileiro ficou evidente no VL2 Masculino 200m, com Fernando Rufino e Igor Tofalini vencendo suas baterias e garantindo vaga na final. “Foi uma prova dentro do planejado com a comissão técnica. Todo o trabalho estratégico hoje foi em relação ao vento, igual treinamos em Londrina com muito vento lateral. Graças a Deus nos consagramos com essa final no sábado”, destacou Rufino, o “Cowboy de Aço”.

No KL2 Feminino 200m, Leonice Friedrich também assegurou vaga direta, com o segundo melhor tempo. Pelo VL1 Masculino 200m, Carlos Glenndel Moreira ficou com a terceira posição de sua bateria e também avançou direto para a decisão. Na última prova do dia, Giovane Vieira de Paula confirmou a boa fase do país ao fazer o melhor tempo do VL3 Masculino 200m. “Fiz uma boa prova e consegui garantir uma final direta. E agora vamos brigar nesta decisão. Estou muito feliz e aliviado. Sentimento que não tem preço, só tenho a agradecer”, celebrou.

No KL3 Feminino 200m, Aline Furtado de Oliveira terminou em sexto lugar na sua bateria, com 52.59, e avançou para as semifinais.

Brilho de Gabriel Nascimento na canoagem velocidade

O primeiro dia de competições também trouxe destaque para a Canoagem Velocidade. Estreando em Mundiais, Gabriel Nascimento venceu sua bateria no C1 500m com 1m52s56, garantindo o melhor tempo da eliminatória. “Saí forte no começo, fui administrando a prova e mantive o domínio. Peguei um pouco de onda no final, mas deu tudo certo”, contou.

Animado com o resultado, o jovem baiano reforçou a confiança para a sequência: “Fazer o melhor tempo me traz mais confiança para as semifinais. Estamos de olho no Brasileiro, vamos chegar embalados pelo Mundial e estou muito feliz. Em casa, tem muita gente torcendo por nós: amigos, parentes e o pessoal da Bahia. Agora é focar nas semifinais.” disse Gabriel, que volta a comeptir na quinta (21)

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *