Brasil arrasa Argentina e está na decisão da Americup de Basquete feminino

Seleção vai em busca do bicampeonato da competição. O adversário da final será os Estados Unidos.

FIBA/Divulgação
FIBA/Divulgação

O Brasil está na decisão da Americup de Basquete feminino. Na semifinal disputada neste sábado (5) em Santiago (CHI) a seleção encarou as argentinas e com grande atuação ofensiva, venceu por 108 a 68 e vai lutar pelo bicampeonato – O Brasil ganhou a competição em 2023 . O adversário na decisão será os Estados Unidos, que venceu o Canadá por 65 a 53. Quem vence se garante no mundial de 2026.

Foi um amplo domínio Brasileiro, que teve 58% de aproveitamento de cestas – 52% nas bolas de 3 – contra 35% das argentinas. Entre as jogadoras brasileiras, Bella Nascimento foi a cestinha com 22 pontos – seis bolas de 3 convertidas em sete tentadas. Kamilla Cardoso e Damiris tiveram menos minutos em quadra, mas foram decisivas com 16 pontos cada, assim como Thayná, com 11 pontos. Pela Argentina, a armadora Melissa Gretter foi a principal jogadora com 15 pontos, seguida por Amaiquen Siciliano com 12 pontos.

O jogo

O primeiro quarto o Brasil mostrou sua força ofnsiva e com um ótimo aproveitamento, abriu vantagem contra as argentinas. Bella Nascimento nas bolas de 3 e Kamilla Cardoso no garrafão comandaram o ataque brasileiro, fechou os primeiros 10 minutos de jogo com 11 pontos na frente – 33 a 22.

No segundo quarto, a forte defesa do Brasil continuou a dominar o ataque argentino e Damiria entrou no jogo, para deixar a margem mais confortável. De 11 pontos no início do período, passou para 23 pontos no intervalo da partida – 59 a 36

No terceiro quarto a dominância se repetiu. A defesa argentina sem conseguir parar as brasileiras, que aumentavam a diferença cada vez mais. o trio Kamilla-Damiris-Bella chegou a ter mais pontos do que todo o time da Argentina, tamnha a superioridade. No quarto final, o Brasil vencia por 34 de diferença – 87 a 53 – e a vitória parecia questão de tempo.

No último período Pokey Chatman tirou as principais jogadoras para poupar para a decisão contra os Estados Unidos. Thayná foi a líder desta unidade a seleção chegou aos 40 pontos de diferença, que se manteve até o fim do jogo, 108 a 68 com a seleção brasileira em mais uma final de Americup.

Próximo duelo

O Brasil vai enfrentar na decisão os Estados Unidos, às 21:10 (horário de Brasília) com transmissão dos canais ESPN. Quem vencer, se garante no mundial e quem perder, se junta à Canadá, Argentina, Colômbia e Porto Rico no pré-mundial, que será disputado no início de 2026.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *