Brasil bate os cem pontos e vence sua quarta partida seguida na Americup Feminina de basquete fechando a primeira fase na liderança do Grupo A
No início da tarde desta quarta-feira (02), a seleção brasileira feminina de basquete voltou às quadras da Americup 2025, para a última partida da fase de grupos da competição. O adversário do dia foi El Salvador, que não ofereceu resistência e viu o Brasil atingir uma pontuação centenária, assegurando assim a primeira colocação do Grupo A, com 100% de aproveitamento em um placar de 106-49.
A competição está sendo realizada em Santiago, no Chile, e diante de uma seleção que tinha perdido as três partidas anteriores, o Brasil fez o que se esperava, anotando a melhor atuação ofensiva até o momento.
Cabe lembrar que apenas o país campeão terá vaga direta na Copa do Mundo de Basquete 2026, que acontecerá na Alemanha. Os times da segunda a sexta posições terão que buscar a vaga em torneios classificatórios.
O Jogo!
A superioridade brasileira começou a ser construída já no primeiro quarto, que teve um ritmo lento no início do período, no entanto, naturalmente as brasileiras foram abrindo vantagem e não foram mais ameaçadas a partir da metade do quarto, com as salvadorenhas ficando os dois minutos finais sem pontuar e o Brasil com 24-10 de frente.
No segundo quarto, El Salvador teve uma leve melhora, mas ainda distante de conseguir equilibrar o bom jogo da equipe do Brasil. A seleção brasileira chegou a ter 26 pontos de vantagem ainda na metade do período e foi para o intervalo com a o jogo encaminhado no placar de 48-25.
Na volta para o terceiro quarto, as jogadas ofensivas das brasileiras fizeram ainda mais efeito e a vantagem na partida disparou. Com 31 pontos anotados no período, a nossa seleção abriu mais 17 de vantagem, enquanto as salvadorenhas mal conseguiam se organizar. Já com mais que o dobro da pontuação, o Brasil foi para o quarto final com 79-39.
Mesmo modificando a equipe em toda a partida, o Brasil ainda manteve o ritmo até o último quarto e seguiu com muito volume no campo de ataque e uma defesa que sobressaiu às limitações do adversário. No final do jogo, placar confortável e dominante da seleção brasileira que bateu os cem pontos e fechou o jogo e 106-49.
Os destaques da partida ficaram para Damiris Dantas, que foi a cestinha da partida anotando 21 pontos, e para Kamilla Cardoso que fez um duplo-duplo com 14 pontos e 10 rebotes. Bella Nascimento também esteve ligada no jogo e anotou mais 16 pontos. Outra vez vez a seleção brasileira pôde rodar o elenco e todas as jogadoras que entraram em quadra pontuaram.
Com a vitória na partida de hoje, as brasileiras fecham o Grupo A na liderança, de forma invicta, anotando quatro vitórias em quatro jogos disputados. Antes de El Salvador, o Brasil havia vencido Argentina, Canadá e República Dominicana.
Agora, as brasileiras aguardam a definição do Grupo B para conhecerem as adversárias nas quartas de final da competição. O Brasil enfrenta o 4º colocado do outro grupo e a partida acontecerá na próxima sexta-feira (4).
A competição está sendo transmitida no streaming Disney+ e nos canais ESPN, além do streaming oficial.
Resultados do Brasil na Primeira Fase (Grupo A)
28 de junho – Brasil 71 x 50 Argentina
30 de junho – Brasil 74 x 65 Canadá
1º de julho – Brasil 73 x 46 República Dominicana
2 de julho – Brasil 106 x 49 El Salvador
