A competição distribuirá 11 vagas para a Copa do Mundo
Brasil conheceu nesta terça-feira (7) os seus adversários no Qualifying da Copa do Mundo de basquete feminino.
A seleção está no Grupo A, com sede em Wuhan, junto à Bélgica, China, Tchequia, Mali e Sudão do Sul.
Cada uma das quatro sedes reunirá seis seleções, que se enfrentarão em formato de turno único. Ao final, as melhores colocadas garantirão presença na Copa do Mundo, que será realizada na Alemanha, em setembro de 2026. São 11 vagas ainda em disputa.
Mesmo as seleções já classificadas para o Mundial — Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, Austrália e Nigéria — participam da competição, mantendo o alto nível técnico e o equilíbrio dos grupos.
Em três dos quatro torneios, as três primeiras colocadas conquistarão vaga no Mundial (já contando o país antes classificado). No grupo sediado na Alemanha, país-sede da próxima edição, apenas duas equipes se classificarão.
Os grupos do Pré-Mundial Feminino 2026
Wuhan (China)
Brasil
Mali
Sudão do Sul
Bélgica
Tchequia
China
San Juan (Porto Rico)
Nova Zelândia
Porto Rico
Estados Unidos*
Senegal
Itália
Espanha
Istambul (Turquia)
Hungria
Turquia
Argentina
Austrália*
Canadá
Japão
Lyon-Villeurbanne (França)
Colômbia
Filipinas
Alemanha*
Coreia do Sul
França
Nigéria*
*Seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2026O
Brasil disputará o torneio em Wuhan, enfrentando adversárias de peso, como a Bélgica, atual campeã da EuroWomen e classificada direta para o Mundial, e a tradicional China, anfitriã da sede, além da europeia Tchequia e as africanas Mali e Sudão do Sul. A equipe brasileira buscará uma das vagas diretas e chega ao torneio após o vice-campeonato da AmeriCupW.
