Brasil conquista cinco medalhas no primeiro dia de Grand Prix de judô da IBSA no CT Paralímpico

Delegação Brasileira brilha no primeiro dia de competições no CT Paralímpico

Rosicleide Andrade em disputa no IBSA Judo Grand Prix 2025, realizado no CT Paralímpico | Foto: Taba Benedicto/ CBDV
Rosicleide Andrade em disputa no IBSA Judo Grand Prix 2025, realizado no CT Paralímpico | Foto: Taba Benedicto/ CBDV

O Brasil conquistou cinco medalhas nesta terça-feira, 16, no primeiro dia do Grand Prix da IBSA, torneio realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ao total, os brasileiros conquistaram um ouro, uma prata e três bronzes na competição disputada na capital paulista.

Pela categoria J1 até 52kg feminino, a potiguar Rosicleide Andrade garantiu o ouro ao vencer a egípcia Omnia Dawoud com um ippon nos primeiros 30 segundos de disputa.

“Estou muito feliz. Fiquei fora de uma etapa este ano por causa de lesão, então voltar e já conquistar a medalha de ouro é muito importante, principalmente pelos pontos que conseguimos ganhar nesta competição”, disse Rosicleide.

Ainda nesta categoria, na disputa pelo terceiro lugar, a cearense Wiliany Costa, medalhista de prata no Parapan de Jovens de Santiago, ficou em quarto lugar após perder para a mexicana Jocelyn Ortiz no golden score.

Já na categoria J1 até 81kg masculino, o rondoniense Danilo Geronimo Silva perdeu a final para o alemão Lennart Sass por 12 pontos a 1 e ficou com a medalha de prata.

Pela categoria J1 até 70kg masculino, o amazonense Elielton Oliveira conquistou o bronze após aplicar um ippon contra o sul-africano Ndyebo Lamani.

Na categoria J2 até 70kg masculino, o paraense Thiego Marques venceu o sul-coreano Min Jae Lee por um ponto de diferença e garantiu o bronze na disputa pelo terceiro lugar.

Já na classe J2 até 60kg feminino, a carioca Maria Nubea conquistou o bronze ao terminar na terceira colocação no sistema round robin, em que todas competem contra todas e vence quem obtém o melhor saldo de vitórias.

A competição continua nesta quarta-feira, 17, com as disputas das seguintes categorias: no feminino, J1 -60kg, J2 -70kg, J1 -70kg, J1 +70kg e J2 +70kg; e, no masculino, J1 -95kg, J2 -95kg, J1 +95kg e J2 +95kg.

Além do Grand Prix da IBSA, o CT receberá também o IBSA Judo American Championships no dia 18 de dezembro, reunindo os melhores judocas de todo o continente a partir das 10h. O bloco final começa às 14h. Além dos judocas que participam do Grand Prix, outros três atletas foram convocados exclusivamente para o torneio do dia 18, completando a delegação brasileira na competição.

*com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro 

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *