Delegação Brasileira brilha no primeiro dia de competições no CT Paralímpico
O Brasil conquistou cinco medalhas nesta terça-feira, 16, no primeiro dia do Grand Prix da IBSA, torneio realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ao total, os brasileiros conquistaram um ouro, uma prata e três bronzes na competição disputada na capital paulista.
Pela categoria J1 até 52kg feminino, a potiguar Rosicleide Andrade garantiu o ouro ao vencer a egípcia Omnia Dawoud com um ippon nos primeiros 30 segundos de disputa.
“Estou muito feliz. Fiquei fora de uma etapa este ano por causa de lesão, então voltar e já conquistar a medalha de ouro é muito importante, principalmente pelos pontos que conseguimos ganhar nesta competição”, disse Rosicleide.
Ainda nesta categoria, na disputa pelo terceiro lugar, a cearense Wiliany Costa, medalhista de prata no Parapan de Jovens de Santiago, ficou em quarto lugar após perder para a mexicana Jocelyn Ortiz no golden score.
Já na categoria J1 até 81kg masculino, o rondoniense Danilo Geronimo Silva perdeu a final para o alemão Lennart Sass por 12 pontos a 1 e ficou com a medalha de prata.
Pela categoria J1 até 70kg masculino, o amazonense Elielton Oliveira conquistou o bronze após aplicar um ippon contra o sul-africano Ndyebo Lamani.
Na categoria J2 até 70kg masculino, o paraense Thiego Marques venceu o sul-coreano Min Jae Lee por um ponto de diferença e garantiu o bronze na disputa pelo terceiro lugar.
Já na classe J2 até 60kg feminino, a carioca Maria Nubea conquistou o bronze ao terminar na terceira colocação no sistema round robin, em que todas competem contra todas e vence quem obtém o melhor saldo de vitórias.
A competição continua nesta quarta-feira, 17, com as disputas das seguintes categorias: no feminino, J1 -60kg, J2 -70kg, J1 -70kg, J1 +70kg e J2 +70kg; e, no masculino, J1 -95kg, J2 -95kg, J1 +95kg e J2 +95kg.
Além do Grand Prix da IBSA, o CT receberá também o IBSA Judo American Championships no dia 18 de dezembro, reunindo os melhores judocas de todo o continente a partir das 10h. O bloco final começa às 14h. Além dos judocas que participam do Grand Prix, outros três atletas foram convocados exclusivamente para o torneio do dia 18, completando a delegação brasileira na competição.
*com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro










