Brasil domina penúltimo dia de natação e lidera quadro com 35 medalhas
A delegação brasileira de natação, presente nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, em Assunção, no Paraguai, conquistou mais cinco ouros e nove medalhas após mais um dia de finais, nesta quarta-feira (13), com destaque para Stephanie Balduccini e Stephan Steverink.
O Brasil já soma 21 ouros, oito pratas e seis bronzes na natação do Pan Júnior, o país é supremo nas águas paraguais e lidera o quadro do esporte com 35 medalhas ao todo. Nesta quarta, Stephanie Balduccini, Stephan Steverink, Guilherme Caribé e os revezamentos masculino e feminino 4×200 m livre conquistaram mais ouros.
A primeira vitória brasileira foi com a multicampeã Stephanie Balduccini nos 50 m livre, a jovem brasileira nadou a piscina em 25.42s, o mesmo tempo da colombiana Isabella Bedoya. Sem desempate em decisões, as nadadoras dividiram o recorde do campeonato e o ouro da prova. Beatriz Bezerra também medalhou ao fechar o tiro em terceiro lugar com 0.20s de atraso.
No naipe masculino também teve divisão de medalha, mas para o bronze. Pedro Sansone e o trinitino Nikole Blackman completaram os 50 metros em 22.32s e compartilharam o terceiro posto. O campeão foi Guilherme Caribé com tempo de 21.72s, novo recorde pan-americano juvenil, e com a prata, Lamar Taylor, de Bahamas. O quarteto medalhista treina junto na Universidade do Tennesse, nos EUA.
A disputa dos 400 m medley teve uma medalha de cada cor para o Brasil. Entre as mulheres, a nadadora Agatha Amaral foi a terceira melhor com a marca de 4:50.83, fechando a prova mais de 12s atrás da campeã argentina Ariadna Hein. Letícia de Paula também competiu e foi a quinta após nadar para 4:58.00.
Entre os homens, recorde pan-americano juvenil para o campeão Guilherme Caribé com tempo de 4:16.06, além de prata para o compatriota Guilherme Kanzler, que fechou a prova em 4:18.15. Os dois revezamentos 4×200 m livre controlaram as ações e venceram os ouros finais do dia sem problemas.
A equipe feminina de Julia Ariosa, Fernanda Celidonio, Carolina Daher e Stephanie Balduccini completou a prova em 8:08.49. Já os homens mandaram equipe formada por Davi Zanella, Gabriel Moura, Gabriel Machuco e Stephan Steverink nadou para 7:18.49. Ambos tempos são os novos recordes pan-americanos juvenis. Amanhã (13), será o último dia da natação de piscina do Pan.











