Alexandre Camargo e Isabela Carvalho chegaram até a semifinal
No segundo dia do Pan-Americano de Esgrima 2025, evento que está sendo realizado no Rio de Janeiro entre os dias 24 a 29 de junho e que o Surto Olímpico cobre in loco, tivemos as disputas da espada masculina e do sabre feminino com a presença de oito atletas brasileiros. Ontem o destaque ficou por conta do 5º lugar de Guilherme Toldo no florete masculino. Relembre.
Na espada masculina 57 atletas competiram. Todos os brasileiros passaram pela fase de grupos, chamada de poules. Alexandre Camargo com o placar perfeito de cinco vitórias, Nicolas Ferreira com quatro, Pedro Petrich com três e Nicolas Deguchi com duas.
No mata-mata, pelos 32-avos de final, Nicolas Deguchi eliminou ao argentino Ivan Groupierre Ramiro por 15/10. Na fase seguinte, os 16-avos de final, Alexandre Camargo despachou ao peruano Fabrizio Garcia por 15/10; Pedro Petrich perdeu para o chileno Pablo Nunez por 15/12 e terminou em 21º; Nicolas Deguchi foi superado pelo canadense Dylan French por 15/10 e terminou em 31º, já Nicolas Ferreira não passou pelo canadense Fynn Fafard e terminou em 20º. O placar foi de 12/11.
Pelas oitavas, Alexandre Camargo vingou seu compatriota ao derrotar Pablo Nunez por 15/7. Nas quartas, Alexandre eliminou ao canadense Nicholas Zhang por um toque, mas, na semifinal, Alexandre perdeu para o venezuelano Ruben Limardo Gascon por 9/8, terminando com a medalha de bronze. Na final Ruben foi derrotado pelo estadunidense Tristan Szapary por 15/7 e ficou com a prata.
Pelas suas exibições os brasileiros conquistaram pontos para o ranking mundial. Nicolas Deguchi, Pedro Petrich e Nicolas Ferreira obtiveram 6 pontos, já Alexandre Camargo obteve 30 pontos.
No sabre feminino 43 atletas competiram. Todas as brasileiras passaram pelas poules com facilidade. Isabela Carvalho com cinco vitórias, Luana Pekelman e Karina Trois com quatro e Pietra Chierighini com três.
No mata-mata, pelos 16-avos de final, Karina Trois venceu a salvadorenha Fatima Tobar por 15/11, mesmo placar que Isabela Carvalho aplicou na colombiana Ana Maria Alderete Chavez e que Luana Pekelman fez pra cima da chilena Florencia Cabezas. Infelizmente, ainda nessa fase, Pietra Chierighini caiu para a canadense Julie Xiao por 15/14 e terminou em 20º.
Nas oitavas, no confronto das brasileiras Karina e Isabela, melhor para Isabela, com o placar de 15/10, já Luana Pekelman venceu a venezuelana Katherine Paredes Torres por um toque, 15/14, e também avançou às quartas de final. Karina ficou em 12º.
Nas quartas, Isabela Carvalho derrotou a porto-riquenha Gabriela Hwang por 15/12. Luana Pekelman, no entanto, foi superada pela estadunidense Maia Chamberlain pelo mesmo placar e terminou em 8º. Na semifinal Isabela também caiu para Maia (por 15/6) e obteve o bronze. Maia viria a ser a campeã ao derrotar na final a mexicana Natalia Botello por 15/12.
As brasileiras levaram pontos para o ranking mundial. Pietra Chierighini levou 6 pontos, Karina Trois 12 pontos, Luana Pekelman 21 pontos e Isabela Carvalho 30 pontos.
Amanhã (dia 26) a competição segue com os embates individuais do florete feminino e do sabre masculino.
