No total, a seleção brasileira terminou o torneio com três medalhas de bronze
O Brasil conquistou mais duas medalhas no Mundial Sub-21 de Nairóbi, no Quênia, neste sábado (6). No último dia de competição, Henrique Marques fechou a temporada com o bronze na categoria até 87kg – ele já havia sido campeão mundial adulto em outubro. Antes, Julia Nazario também garantiu o bronze na categoria até 46kg.
A delegação brasileira encerra o Mundial com três medalhas de bronze. Além de Henrique e Julia, Gabriel Fonseca já havia conquistado o bronze na categoria até 58kg no primeiro dia de competição no Quênia.
No Mundial adulto, em outubro, em Wuxi, na China, o Brasil fechou a campanha com quatro medalhas, dois ouros (Henrique Marques e Maria Clara Pacheco) e duas pratas (Edival Pontes e Milena Titoneli).
Foi a melhor campanha da história em mundiais, entrando pela primeira vez no pódio por países – terceiro lugar geral, segundo lugar no naipe feminino e terceiro no masculino. No mês seguinte, o Brasil também conquistou o tricampeonato da Copa do Mundo por equipes, também na cidade chinesa.
No caminho até o bronze, Henrique enfileirou vitórias com autoridade. Na estreia, bateu o turco Yusuf Senol por 2 a 0, parciais 6-3 e 4-0. Na sequência, bateu Daniil Yurkou por 2 a 0 (8-1 e 7-1). Na semifinal, luta dura contra o iraniano Mohammad Alizadeh. Depois de vencer a primeira parcial por 4-1, acabou tomando a virada por 4-0 e 12-1.
“Estou muito feliz com mais essa medalha, fechando o ano com duas medalhas em campeonatos mundiais, fora as outras que vieram durante todo o ano. Este ano para mim foi um ano incrível, tive grandes desafios, e Graças a Deus fui passando um por um, amadurecendo durante o ano com cada competição e evoluindo cada vez mais. Com certeza esse ano vai ficar marcado na minha vida e estou ansioso para o próximo, se Deus quiser, coisas muito maiores ainda estão por vir.”, disse Henrique.
Julia, por sua vez, venceu Alannis Alers, de Porto Rico, na estreia por 2 a 1, parciais 3-15, 10-9 e 4-2. Depois, derrotou Vaishnave, da Índia, nas quartas de final, por 2 a 0, 14-7 e 13-6. Na semifinal, acabou derrotada pela sul–coreana Yumin Lee por 2 a 0, parciais 20-4 e 13-1.
“Foi imensurável, foram dias de muito choro, inseguranças, vontade e objetivos. Eu me sinto tão grata e honrada por estar levando o Brasil para um pódio tão lindo como esse. Vamos por muito mais, ainda é só o começo. Feliz por levar a categoria – 46kg como uma das melhores do mundo”, disse Julia após a conquista.
O Brasil chegou perto de outras duas medalhas neste sábado. João Vitor Ferreira caiu nas quartas de final em uma luta dura para o sul-coreano Jinho Mun por 2 a 1, parciais 1-1, 7-7 e 4-3. Também nas quartas, Rafaella Arruda perdeu para a tunisiana Wafa Masghouni por 2 a 0, parciais 9-0 e 5-0.










