Brasil dá show no Punhobol e conquista ouro no masculino e no feminino nos Jogos Mundiais

Brasil vence o punhobol no masculino e no feminino pela primeira vez na história dos Jogos Mundiais

Valentin Webber/IFA
Valentin Webber/IFA

Não teve pra ninguém no Punhobol em Chengdu (CHN). O Brasil disputou as finais masculina e feminina da modalidade e venceu as duas, faturando os primeiros ouros do Brasil nos Jogos Mundiais e mostrando que é a grande nação no esporte.

O primeiro ouro veio no feminino. O Brasil encarou a Suíça e teve um jogo díficil. As suíças venceram os dois primeiros sets com um duplo 11/5 e parecia que a medalha brasileira seria de prata. Mas no terceiro set, a defesa e a recepção brasileira melhoraram muito e o Brasil venceu por 11 a 2. No quarto set, um drama com a Suíça conseguindo dois match points. Mas o Brasil se salvou e virou o set, vencendo por 14 a 12 e levando o jogo para o tie-break.

Foto: Valentin Webber

No set decisivo, o Brasil chegou a abrir 9 a 6, mas a Suíça empatou, dando mais carga dramática para a decisão. Mas o Brasil conseguiu manter a calma, fechar em 11 a 9 e ficar com o ouro, o primeiro do Brasil no punhobol feminino em Jogos Mundiais.

“Sonhamos com este momento há tanto tempo”, disse a capitã da seleção feminina do Brasil, Cecília Jaques ao site da IFA (Federação internacional de Punhobol). “Esta vitória prova que, com trabalho duro e fé, podemos alcançar qualquer coisa. Lutamos por cada ponto, e levantar o ouro em casa significa tudo para nós.”

Já no masculino a vitória foi mais tranquila. Encarando a Alemanha, país onde o Punhobol foi inventado, a seleção brasileira não tomou conhecimento e venceu por 3 sets a 0 – 11/9,11/5 e 11/5 em 48 minutos. Este foi o segundo ouro do Brasil no Punhobol masculino, qubrando um jejum que durava desde 2009, na edição de Kaohsiung (TPE).

O que é punhobol?

Foto: Valentin Webber/IFA

Criado na Alemanha, o esporte é similar ao vôlei, com algumas diferenças. Ele é disputado em gramados de 50mx20m com cinco jogadores de cada lado, só pode bater na bola com punho ou antebraço e a bola pode quicar uma vez no chão. A rede tem a altura de 2 metros no masculino e 1,90m no feminino.

No Brasil, ele disputado na região sul do país (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) muito por conta da influência dos imigrantes alemães, que trouxeram a modalidade para o país. O Brasil é bicampeão mundial da modalidade e é uma das grandes potencias do esporte ao lado da Alemanha, Áustria e Suíça.

Quadro de medalhas

A China continua no topo do quadro de medalhas com 19 ouros, seis pratas e dois bronzes. Alemanha continua em segundo com 15 ouros, seguido por Ucrânia, Itália e França. Com os dois ouros do punhobol, o Brasil saltou para vigésima sexta colocação entre 67 nações que medalharam em Chengdu-2025

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *