A expectativa da delegação é brigar por vagas nas finais da competição que será realizada de 20 a 24 de agosto
A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) confirmou a convocação dos atletas e comissões técnicas que representarão o país no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e no Campeonato Mundial de Paracanoagem 2025, que acontecem entre os dias 20 e 24 de agosto, no Idroscalo Regatta Course, em Milão, na Itália. O embarque da delegação brasileira está marcado para 14 de agosto, com retorno após o encerramento, no dia 25.
O evento será um grande desafio internacional deste novo ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028 e reunirá a elite da modalidade, com mais de 900 atletas de 145 países.
O Brasil vai com a meta de buscar vagas nas finais e consolidar a renovação da equipe com novos talentos, ao lado de nomes já consagrados. A Paracanoagem chega embalada por uma campanha histórica na Copa do Mundo de Poznan, na Polônia, quando conquistou sete medalhas (duas de ouro, quatro de prata e uma de bronze) reforçando sua posição entre as potências mundiais.
Canoagem Velocidade
Os atletas convocados para a equipe brasileira de Canoagem Velocidade são Valdenice Conceição do Nascimento (CRF), Jacky Jamael Nascimento Goodmann (ACI) e Gabriel Assunção Nascimento (CRF).
Gabriel Assunção chega ao Mundial embalado por grandes resultados. Em julho, conquistou a medalha de prata no C2 Masculino 500 no Mundial Júnior e Sub-23, em Portugal, ao lado de Mateus Nunes Bastos (que disputará o Pan Júnior no Paraguai). Em maio, ficou em quinto lugar no C1 500 da Copa do Mundo de Szeged (Hungria), prova vencida por Isaquias Queiroz.
“Estamos no início de preparação de um novo ciclo e contamos com bons nomes de renovação. Neste Mundial, vamos colocá-los para competir, e eles já mostraram, em competições internacionais, que o Brasil está cada vez mais forte na canoa. Isso comprova que estamos crescendo e nos consolidando como uma grande potência mundial”, destacou o treinador Lauro de Souza Jr.
A comissão técnica da Canoagem Velocidade será formada por Lauro de Souza Jr. e Nivalter Santos de Jesus como treinadores, e por Alvaro Acco Koslowski como chefe de equipe, o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem Rafael Girotto também faz parte da equipe em Milão.
Ausência de Isaquias Queiroz
O multicampeão Isaquias Queiroz não participará do Mundial da Itália. Nos últimos dois meses, o atleta apresentou quadros de resfriados que comprometeram sua preparação. A decisão, tomada em conjunto com a equipe técnica e o atleta, visa garantir sua plena recuperação para a temporada de 2026. Isaquias estava na lista de convocados para o Mundial, mas nesta semana foi decidido que a melhor opção era poupá-lo.
“Apesar da vontade, não pude me preparar da melhor forma ao Mundial devido à gripe que tive recentemente. Temos que estar 100% para o alto nível que a competição exige. Agora é recuperar o tempo perdido e chegar com tudo para os próximos desafios”, afirmou Isaquias.
Paracanoagem
O Brasil também terá uma delegação de peso na Paracanoagem, com destaque para medalhistas paralímpicos e mundiais que seguem entre os melhores do planeta.
Todos os medalhistas da Copa do Mundo de Paracanoagem, realizada em maio em Poznan, na Polônia, estarão novamente representando o país contra a elite mundial. Na ocasião, o Brasil conquistou sete medalhas: ouro com Luis Carlos Cardoso (KL1 Masculino) e Igor Tofalini (VL2 Masculino); prata com Fernando Rufino (VL2 Masculino), Giovane Vieira de Paula (VL3 Masculino), Débora Benevides (VL2 Feminino) e Gabriel Paixão Porto (KL3 Masculino); e bronze com Miqueias Elias Rodrigues (KL3 Masculino).
Com uma mescla de experiência e juventude, o Brasil chega a Milão com representantes determinados a buscar resultados expressivos tanto na Canoagem Velocidade quanto na Paracanoagem. A campanha recente na Copa do Mundo de Poznan, somada ao potencial dos jovens talentos na Canoagem Velocidade, reforça a confiança da delegação brasileira em conquistar posições de destaque e manter o país entre as principais forças internacionais da modalidade.
Programação do Mundial
16 de agosto – Exclusivamente para classificação da Paracanoagem
17 de agosto – Campo de regatas aberto para treinamentos
16 a 18 de agosto – Treinamentos oficiais e Classificação da Paracanoagem
19 de agosto – Treinamentos oficiais com sistema de largada e Cerimônia de Abertura
20 a 24 de agosto – Dias de competição
24 de agosto – Encerramento e Premiação
Atletas da Canoagem Velocidade
Gabriel Assunção Nascimento
Jacky Jamael Nascimento Goodmann
Valdenice Conceição do Nascimento
Atletas da Paracanoagem
Luis Carlos Cardoso da Silva (KL1 M)
Miqueias Elias Rodrigues (KL3 M)
Fernando Rufino de Paulo (VL2 M)
Igor Alex Tofalini (VL2 M)
Carlos Glenndel* (VL1*)
Adriana Gomes de Azevedo (KL1 F)
Luciano Pereira Lima (KL1 M)
Leonice Vercelheze Friedrich (KL2 F e VL3 F)
Flavio Reitz (KL2 M)
Uilian Ferreira Mendes (KL2 M)
Aline Furtado de Oliveira (KL3 F)
Gabriel Paixão Porto (KL3 M)
Debora Raiza Ribeiro Benevides (VL2 F)
Mari Christina Santilli (VL3 F)
Erisangela Toniolo (VL3 F)
Giovane Vieira de Paula (VL3 M)
Rodrigo Bouard* (VL1*)
