Brasil disputa Copa do Mundo de halterofilismo em Santiago a partir desta sexta-feira

Competição vai até o dia 17

Foto: Alessandra Cabral/CPB
Foto: Alessandra Cabral/CPB

A Seleção Brasileira de halterofilismo disputa nesta semana, de 15 a 17 de agosto, a etapa de Santiago, no Chile, da Copa do Mundo de halterofilismo.

A participação do país na competição tem como principal objetivo preparar os atletas convocados para a principal disputa internacional do ano, o Campeonato Mundial de halterofilismo do Cairo, de 11 a 18 de outubro, no Egito. Por isso, foram selecionados halterofilistas que não estiveram nas últimas missões da Seleção e podem se beneficiar mais de uma experiência internacional.

“Estamos levando atletas que possuem o índice e foram convocados para competir no Cairo, mas que não estiveram em competições pela Seleção Brasileira em 2024. São atletas que precisam ter mais experiência internacional, seja por serem novos na Seleção, seja por terem ficado de fora de alguns eventos. Temos inclusive atletas que nunca participaram de uma competição representando o Brasil. Queremos que eles sintam já o peso de representar a Seleção antes de chegar no Campeonato Mundial, onde haverá um volume muito grande de atletas em um evento de enorme importância”, explicou Murilo Spina, coordenador do halterofilismo no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Uma das estreantes será a paulista Brenda Pepe Souza, da categoria até 45kg, que bateu o índice para o Mundial em março ao erguer 90kg durante a Primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo, em março.“Eu estou muito feliz de participar de minha primeira missão. Ela vai me dar muita experiência e maturidade para eu estar mais preparada para o Mundial. Acredito que posso ter bons resultados nessa competição pelo que estamos estudando. Estou em uma preparação bem pesada ainda, aumentando os pesos na barra para quem sabe já beliscar uma medalha”, afirmou a atleta.

“É muito importante fazer esta minha primeira competição representando a Seleção Brasileira na elite. É um sonho que tive desde o começo de minha carreira no halterofilismo. Estou treinando bastante para validar as três pedidas e ter um ótimo resultado no Chile. Esse desempenho vai permitir que eu chegue de cabeça erguida no Cairo, no Egito”, afirmou o mineiro Marco Túlio Cruz, recordista brasileiro nas categorias até 49kg e 54kg com as marcas de 168kg e 171kg, respectivamente. O atleta também é medalhista de ouro dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Bogotá, disputados na Colômbia em 2023.

No final de julho, o CPB convocou 25 atletas para competirem no Mundial do Cairo, incluindo duas campeãs paralímpicas: a paulista Mariana D’Andrea (categoria até 73kg) e a carioca Tayana Medeiros (até 86kg).

Confira os convocados:

Alane Dantas de Azevedo Lima

Brenda Pepe de Souza

Bruno Pinheiro Carra

Creúsa Angélica Pereira Rodrigues de Castro

Cristiane Alves Reis

Edilândia Rodrigues Araújo

Gabrielle Diniz Lima

Gustavo Amaral Melo de Souza

Jean Henrique Pereira RufinoJoão Maria de França Junior

José Arimateia Silva Lima

Laira Cristina da Silva Guimaraes

Lucas Manoel Galvão dos Santos

Marco Tulio de Oliveira Cruz

Naira Celia Gomes da Cruz

Valeria Alves dos Santos

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *