Brasil disputa o quinto lugar na Copa América masculina de basquete em cadeira de rodas

Brasil garantiu vaga na repescagem para o Mundial da modalidade

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Seleção Brasileira Masculina de Basquete em Cadeira de Rodas venceu, na terça-feira (19), a Venezuela, por 78 a 46, em jogo válido pelo ranqueamento de 5º a 8º lugar na Copa América Masculina 2025, disputada em Bogotá, na Colômbia.

Com o triunfo, o Brasil garantiu vaga para o Torneio Qualificatório Mundial, competição de repescagem que colocará em jogo as últimas quatro vagas para o Campeonato Mundial 2026, em Ottawa, no Canadá.

O destaque brasileiro no confronto, realizado no ginásio Coliseo Cayetano Cañizares, confronto foi Cristiano Clemente, cestinha da equipe com 26 pontos, além de 3 rebotes e 6 assistências. 

Antes do duelo contra os venezuelanos, o Brasil enfrentou a Argentina na última segunda-feira (19), depois de avançar às quartas de final como quarto colocado no Grupo B. Com isso encarou os argentinos, líderes do Grupo A no primeiro jogo do mata-mata.

E no jogo que valia um lugar nas semifinais, o time brasileiro lutou, chegou a levar a partida para a prorrogação, mas caiu diante do rival, pelo placar de 62 a 55 (49 a 49 no tempo regulamentar. O cestinha do Brasil foi Cristiano Clemente, com 18 pontos, seguido por Dario Filho, com 14 pontos. 

Com o Canadá já classificado ao Mundial de 2026 por ser o país sede, as demais equipes semifinalistas – Argentina, Estados Unidos e Colômbia – asseguraram as vagas diretas para o Mundial. Brasil e México ficaram com as duas vagas para a repescagem e disputam o 5º lugar na Copa América nesta quarta-feira (20).

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *