Brasil iniciou a semana de jogos em Chicago com vitória contra o Canadá por 3 sets a 0 e se prepara para o próximo confronto contra China e os clássicos contra Itália e Polônia até domingo (29).
Na noite desta quarta-feira (25), a seleção masculina de vôlei do Brasil voltou às quadras para a disputa da segunda semana da Liga das Nações masculina (VNL). O adversário nesta primeira partida fora de casa foi o Canadá, que não ofereceu resistência para a equipe brasileira. Mesmo em um processo de renovação de seu grupo de atletas, nossa seleção se impôs venceu com autoridade por 3 sets a 0.
Depois de terminar a primeira semana da Liga das Nações Masculina em terceiro lugar com três vitórias e uma derrota, em partidas disputadas no Maracanãzinho, o Brasil iniciou a sua segunda semana de partidas, que serão realizadas em Chicago, nos Estados Unidos, com uma vitória dominante. Campeã em 2021, a seleção busca o bicampeonato da competição.
A VNL chega com novo formato para a edição 2025, contando agora com 18 equipes. Cada time joga 12 vezes, em três semanas diferentes e em sistema de pontos corridos. A fase final terá como sede a cidade de Ningbo, na China, entre 30 de julho e 3 de agosto. Por sediar as finais da VNL, a China já está garantida nas quartas, restando sete vagas.
Para este primeiro confronto fora de casa, o técnico Bernardinho convocou os levantadores Brasília e Cachopa, os apostos Alan e Darlan, os ponteiros Adriano, Arthur Bento, Honorato e Lukas Bergmann, os centrais Flávio, Judson, Matheus Pinta e Thiery, e os líberos Alê Elias e Maique.
O Jogo!
O primeiro set começou equilibrado, com Brasil e Canadá chegando empatados até o 19º ponto. Nossa seleção conseguiu abrir três pontos de vantagem e pareceu encaminhar o set, no entanto, os canadenses reagiram e a diferença chegou a um ponto apenas no 23-22. No momento decisivo, mais uma vez deu Brasil, que com um ace de Cachopa fechou o set em 25 a 22 e abriu 1 a 0 no jogo.
A vitória no set anterior deu confiança para os brasileiros que dominaram a segunda parcial desde o início. Mostrando eficiência no saque e no bloqueio o Brasil abriu sete pontos na metade do período e jogou leve o restante do set, administrando a liderança com folga no placar até fechar a parcial em 25 a 17, sem ser ameaçado pelos canadenses.
No terceiro set, o Canadá conseguiu manter o jogo equilibrado até o oitavo ponto, mas a partir daí, novamente a equipe brasileira conseguiu impor seu ritmo de jogo, abrindo 19-14 e encaminhando a vitória na parcial. Apesar de vários atletas iniciando sua caminhada na seleção brasileira, nossa equipe se mostrou confiante e controlou a partida, confirmando a vitória no terceiro set também por 25-17 e fechando o jogo em 3 sets a 0.
O destaque da partida ficou para o oposto Alan, que fez grande partida e anotou 15 pontos, sendo nove de ataque, quatro de bloqueios e dois aces. O ponteiro Honorato também fez um bom jogo e além de ser importante na recepção anotou 9 pontos de ataque, terminando o jogo com 11 ao total.
O Brasil chega então a sua quarta vitória em cinco partidas disputadas e se firma na parte de cima da tabela de classificação da VNL masculina. O Brasil agora se prepara para os duelos contra China (amanhã), e os confrontos complicados contra Itália (no sábado) e Polônia (no domingo).
