Laura Pigossi e Naná Silva foram superadas por rivais australianas e Brasil jogará Zonal I da BJKC
A seleção brasileira feminino de tênis foi derrotada pela Austrália, dona da casa que mandou os jogos em Hobart, na ilha da Tasmânia, por 2 a 0, neste domingo (16). O Brasil fecha a campanha no grupo E dos playoffs da Billie Jean King Cup (BJKC) com uma vitória sobre Portugal por 3 a 0 e derrota para a Austrália por 2 a 0, assim as brasileiras foram eliminadas e vão disputar o Zonal I das américas em 2026.
A jovem prodígio Naná Silva, que venceu anteontem (14) o primeiro jogo em BJKC adultas, sobre Matilde Jorge, de Portugal, foi superada pela top-100 Kimblery Birrel por 4/6 6/3 1/6. A brasileira fez nova apresentação muito boa, se destacou em quadra com “gente grande” e projetou ótimo futuro com apenas 15 anos, mas não evitou o primeiro revés do Brasil em Hobart.
Em seguida, Laura Pigossi e Maya Joint disputaram partida paralisada por chuva e que finalizou com vitória da australiana por 6/2 5/7 1/6. Laurinha, medalhista olímpica em Tóquio-2020, chegou a abrir 4/2 no segundo set e tomou a virada, perdendo 11 dos 13 games seguintes do confronto. Joint aproveitou a chuva e voltou melhor na partida, confirmando a vitória da Austrália sobre o time do Brasil.
O time brasileiro fica em segundo no grupo E e sofre rebaixamento para o Zonal I das Américas em 2026, tendo o objetivo de retornar a fase de playoffs da BJKC no primeiro semestre do ano que vem. O time brasileiro almeja competir no Finals, mas para isso, terá que escalar três divisões do torneio de seleções: Zonal, Playoffs e Qualifier.











