Seleção sub-16 perde a terceira partida seguida
A Seleção brasileira Masculina Sub-16 encerrou sua participação na fase de grupos da AmeriCup com uma derrota diante da Venezuela, pelo placar de 75 a 67. A partida foi disputada na noite desta quarta-feira (4). Lucas Moro foi o principal pontuador da equipe, anotando 20 pontos. Edu Santos contribuiu com 10 pontos, enquanto Victor Santos também teve boa atuação, somando 9 pontos na partida.
Agora, a atenção da Seleção se volta para as Quartas de Final da competição, em que enfrentará os Estados Unidos nesta sexta-feira, dia 6. O horário da partida ainda será definido pela organização. O duelo é decisivo: quem vencer garante vaga na Copa do Mundo Sub-17 de Basquete Masculino, prevista para 2026.
Brasil está no Grupo B, com Venezuela, Porto Rico e Canadá. México, República Domicana, EUA e Argentina estão no Grupo A. Na fase de grupos, cada equipe disputa uma partida contra cada adversário para determinar a ordem de classificação para as quartas de final. Os quatro vencedores das Quartas de Final avançam para as Semifinais e os times restantes jogarão pelas posições 5 a 8. Os vencedores das semifinais competirão pela medalha de ouro, e os perdedores, pelo bronze.
Oito seleções nacionais disputam o título continental: Venezuela, Brasil e Argentina — classificadas pelo Campeonato Sul-Americano U15 de 2024 —; México, Porto Rico e República Dominicana — vindas do Centrobasket U15 de 2024 —; além de Estados Unidos e Canadá, representantes da América do Norte.
O comando técnico é do treinador Pablo Costa, que liderou a equipe Sub-15 em 2024 e garantiu a vaga do Brasil para a AmeriCup. A comissão conta ainda com Gabriel Millian como assistente técnico, além de Demétrius Ferraciú, coordenador das seleções masculinas de base, e Cadum como supervisor.