Brasil é eliminado do Pan-Continental de Curling

Com a definição da fase de grupos, tanto o feminino quanto o masculino ficaram em 5º e não avançaram.

Curling brasileiro se despediu da competição. Foto: Instagram
Curling brasileiro se despediu da competição. Foto: Instagram

Continuando a cobertura do Pan-Continental de Curling, que está sendo realizado em Eleveth, nos Estados Unidos, tivemos a definição da fase de grupos.

No feminino, na última partida da fase de grupos, o Brasil enfrentou a Tailândia precisando vencer e torcer para a derrota do Cazaquistão contra Hong Kong, China para continuar sonhando. No primeiro end o Brasil fez logo três pontos, mas a Tailândia, lanterna e já eliminada, não facilitaria as coisas. Com pontos no segundo, terceiro e quinto ends, a Tailândia foi para o intervalo vencendo por 5-4. Além disso, no outro jogo o Cazaquistão estava vencendo. Na volta do intervalo o Brasil conseguiu virar a partida, mas simultaneamente o Cazaquistão venceu e se classificou, eliminando o Brasil. Por fim, a partida do Brasil contra a Tailândia terminou com derrota brasileira por 9-8 com todos os dez ends jogados.

Após a fase de grupos, classificaram-se Filipinas, Cazaquistão, Porto Rico e Hong Kong, China. As filipinas enfrentarão as honconguesas enquanto que as cazaques pegam as porto-riquenhas. O Brasil terminou em 5º com duas vitórias e quatro derrotas.

No masculino, o Brasil fez mais três partidas. A primeira foi contra o Cazaquistão. Os cazaques foram abrindo vantagem aos poucos, com um ponto no primeiro end, um no segundo e mais dois no terceiro. Eles continuaram com a pontuação mínima no quarto e quinto ends, de forma que no intervalo após o quinto end a partida já estava 6-0 para os asiáticos. Sem muito a perder, o Brasil tentou reagir com um ponto no sexto e no sétimo ends, mas os dois pontos dos cazaques ao fim do oitavo end parou qualquer reação. Final de jogo: Cazaquistão 8-2 Brasil com jogo encerrado após oito ends jogados.

A segunda partida foi contra Porto Rico e só a vitória mantinha o Brasil com chances de classificação. Além disso era necessário torcer para derrotas de Guiana, Índia e México. O Brasil fez dois pontos no primeiro end, mas já no fim do terceiro end Porto Rico já havia feito quatro pontos. Os brasileiros reagiram e fizeram quatro pontos nos ends seguintes, de forma que no intervalo o jogo estava 6-4 para o Brasil. No sexto end, Porto Rico empatou, porém, o Brasil abriu vantagem com quatro pontos ao fim do sétimo end. Porto Rico ainda descontou duas vezes, mas não tirou a vitória brasileira. Brasil 10-8 com o jogo encerrado após o nono end. No entanto, mesmo com a vitória o Brasil foi eliminado, pois Guiana e Índia também venceram seus respectivos jogos.

A terceira partida foi contra a Arábia Saudita com ambas as seleções já eliminadas. No primeiro end, dois pontos para o Brasil, porém os sauditas empataram ao fim do terceiro end. O Brasil voltou a ficar na frente pontuando mais duas vezes no dois ends seguintes, levando a vantagem de 4-2 para o intervalo. A Arábia Saudita ainda assustou com mais um ponto no sexto end, mas depois só deu Brasil. Com dois pontos no sétimo e três no oitavo end, o Brasil encerrou a partida com vitória por 9-3.

As quatro seleções classificadas foram Cazaquistão, Guiana, Hong Kong, China e Índia. O Brasil ficou em 5º com seis vitórias e quatro derrotas. A próxima competição de curling com representação brasileira será o Campeonato Mundial Junior-B, entre os dias 07 a 20 de dezembro de 2025. O Brasil competirá apenas no naipe feminino.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *