Estados Unidos ficou com o título da competição
A Seleção Brasileira Masculina de Basquete em Cadeira de Rodas encerrou a participação na Copa América 2025 com o 5º lugar na classificação geral, e uma das vagas para o Torneio Qualificatório Mundial, onde terá a chance de brigar por uma das quatro vagas restantes no Campeonato Mundial 2026, em Ottawa, no Canadá.
Para alcançar o 5º lugar geral no torneio continental, realizado no ginásio Coliseo Cayetano Cañizares, em Bogotá, na Colômbia, o Brasil superou o México, um dos carrascos da primeira fase, na partida derradeira da competição. O placar final ficou em 66 a 57.
O principal destaque da partida foi Cristiano Clemente, maior pontuador do confronto com 30 pontos, além de somar 7 rebotes e 5 assistências. Eduardo da Silva e Sérgio Junior contribuíram com dígitos duplos, com 10 pontos cada.
Estados Unidos fica com o título
Na decisão da Copa América 2025, os Estados Unidos encararam a Argentina e ficaram com o título ao superarem os “hermanos” por 73 a 49. Já na disputa pelo bronze a Colômbia levou a melhor sobre o Canadá, por 49 a 48, e completou o pódio em Bogotá.
Os três primeiros colocados da Copa América conquistaram vaga direta para o Campeonato Mundial de 2026, enquanto o Canadá, por ser o país sede do torneio, já estava garantido. Com isso, Brasil, 5º colocado, e México, 6º colocado, ficaram com as duas vagas para o Torneio Qualificatório Mundial, que ainda terá os detalhes de sua realização divulgados futuramente pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF).
