Brasil encerrou a participação no Mundial de Esgrima
No último dia do Mundial de Esgrima, evento realizado entre os dias 22 a 30 de julho de 2025 em Tbilisi, capital da Geórgia, tivemos as disputas por equipes.
Na equipe do sabre masculino o Brasil participou com Vince Liu, Erico Patto, Marcus Pinto e Renato Saliba. Ao todo 32 nações competiram. O Brasil estreou nos 16-avos de final contra o Japão. E com uma derrota de 45/22 o Brasil foi eliminado, terminando a competição em 26º colocado e levando 16 pontos para o ranking mundial.
A equipe campeã foi a Itália ao derrotar a Hungria por 45/37 na final. Na disputa do bronze, a Romênia venceu os japoneses por 45/41.
Na equipe do florete feminino participaram 29 nações e o Brasil foi defendido por Ana Beatriz Bulcão, Rafaella Gomes, Mariana Pistoia e Gabriella Vianna. O Brasil estreou nos 16-avos de final contra a delegação de Hong Kong. No duelo das nações, melhor pra nação asiática, vencendo o Brasil por 45/36, resultado que eliminou o time brasileiro o deixando na 20º posição. Pelo desempenho o Brasil conquistou 16 pontos pro ranking mundial.
O ouro foi para os Estados Unidos ao derrotar as francesas por 45/24 na final. O bronze ficou com as italianas ao derrotarem as japonesas por 45/30.
Na equipe da espada masculina foram 47 times representados. O Brasil foi representado por Matheus Brandt, Alexandre Camargo, Nicolas Deguchi e Pedro Petrich. O Brasil estreou nos 32-avos de final contra a Croácia. E com o placar apertado de 31/30, o Brasil venceu e avançou de fase, onde enfrentou a equipe de Israel. Infelizmente, com o placar de 45/29, Israel venceu e eliminou o Brasil em 24º colocado, com direito a somar 16 pontos no ranking mundial.
O título ficou com o Japão ao derrotar por 45/35 a Hungria na final. Já o bronze ficou com o Cazaquistão que derrotou os franceses por 45/31.
Por fim, na equipe do sabre feminino, foram 27 nações disputantes e o Brasil não levou nenhum time. O ouro ficou com a França que derrotou a Coreia do Sul por 45/37 na final. O bronze, por sua vez, ficou com a equipe húngara que derrotou por 45/34 as japonesas.
