Bronze escapa por pouco da Seleção Brasileira em sua primeira competição oficial na história; atletas valorizam campanha
A Seleção Brasileira de futebol de cegas foi superada nos pênaltis pelo Japão por 2 a 1, após empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, na manhã deste sábado, 11, na disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo da modalidade, realizada em Kochi, na Índia. Esta foi a primeira participação da Seleção feminina em uma competição internacional da modalidade.
Na primeira cobrança da disputa por pênaltis, a camisa 10 brasileira, Tamiris Souza, abriu o placar para o Brasil, mas as japonesas empataram logo em seguida. O gol decisivo foi marcado por Haruka Wakasugi, após duas cobranças perdidas pelas brasileiras. O resultado garantiu o terceiro lugar ao Japão e deixando o Brasil na quarta colocação.
“É a realização de um sonho estar entre as quatro melhores. Chegamos aqui e muitas pessoas não acreditavam na gente, mas nós somos guerreiras. Queríamos muito a medalha, mas o que fizemos aqui vale mais que qualquer medalha. Estou muito orgulhosa de toda equipe”, comentou a atleta Eliane Gonçalves.
O confronto anterior das brasileiras foi contra a Argentina, nas semifinais. As argentinas venceram por 1 a 0 e garantiram vaga na final em busca do ouro.
Antes, o Brasil passou pela fase de grupos com uma vitória e dois empates. Superou a anfitriã Índia na estreia por 1 a 0 e empatou com a Inglaterra por 1 a 1 e com a Polônia por 0 a 0.
A decisão da Copa do Mundo foi protagonizada por Argentina e Inglaterra. As inglesas haviam avançado à final após superarem o Japão nos pênaltis (1 a 0), depois do empate sem gols no tempo regulamentar.
O placar da final foi aberto apenas no segundo tempo, com gol da argentina Yohana Aguilar. A seis minutos do fim da partida, Garcia Barreneche ampliou a vantagem, garantindo o bicampeonato para a equipe.
O primeiro título das argentinas foi conquistado na edição inaugural do torneio, realizada em 2023, na Inglaterra, competição que não contou com a participação brasileira.











