Brasil encerra torneio pan-americano da IBSA de judô paralímpico com 13 ouros

Delegação brasileira brilha e garante medalhas para 22 atletas

Wilians Araújo em disputa IBSA Judo American Championships, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo | Foto: Taba Benedicto/ CBDV
Wilians Araújo em disputa IBSA Judo American Championships, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo | Foto: Taba Benedicto/ CBDV

O Brasil encerrou nesta quinta-feira,18, a participação no IBSA Judô American Championships, realizado no CT Paralímpico, em São Paulo. No total, os brasileiros conquistaram 22 medalhas, 13 de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. 

O paraibano Wilians Araújo, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, conquistou o ouro na categoria J1 acima de 95kg masculino após ser o melhor colocado no sistema round robin, onde todos disputam contra todos e quem tem o melhor saldo de vitórias vence.  

“Foi um ano maravilhoso, incrível. Encerro a temporada com 23 lutas, 22 vitórias, o título de campeão mundial e a liderança do ranking mundial até o momento. Para o ano que vem, as expectativas são altas. Teremos mais um Campeonato Mundial e eu quero muito buscar o tricampeonato. Fui campeão em 2022 e 2025, e em 2026 vou atrás desse terceiro título”, disse Wilians. 

A paulista bicampeã paralímpica Alana Maldonado conquistou o ouro na categoria J2 até 70kg, fazendo dobradinha com a sul-mato-grossense Kelly Kethyllin. A disputa foi realizada no sistema round robin. 

Na categoria até 95kg, o potiguar Arthur Cavalcante subiu ao lugar mais alto do pódio após ganhar todas as lutas em uma melhor de três contra o atleta da Guatemala José Fernando Moran.

A paulista Rebeca Silva garantiu a medalha de ouro na categoria até J2 acima de 70kg feminino após ter o melhor saldo de vitórias no sistema round robin. 

Já na categoria J1 até 52kg feminino, a potiguar Rosicleide Andrade garantiu o ouro após realizar um ippon na argentina Silvana Rocio Ledesma. 

Na categoria J1 até 70kg feminino, a carioca Brenda Freitas conquistou o ouro após ficar em primeiro lugar no sistema round robin.

Pela categoria J1 acima de 70kg feminino, a sul-mato-grossense Erika Zoaga venceu Millena Ribeiro em uma melhor de três e faturou o ouro na disputa. 

Já na categoria J2 até 70kg masculino, o paraense Thiego Marques garantiu o ouro após vencer o colombiano Raul Zarate por dez pontos de diferença.

Na categoria J1 até 60kg feminino, a paraense Larissa Silva garantiu o ouro após ficar em primeiro lugar no sistema round robin.

Além dos participantes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, mais quatro brasileiros conquistaram ouro: Deyverson de Souza na categoria até 70kg, Danilo Geronimo na categoria até J1 até 81kg, Felipe Amorim na categoria J2 acima de 95kg e Maria Nubea Lins na categoria J2 até 60kg feminino. 

As três outras pratas vieram com Abner Oliveira na categoria J2 acima de 95kg, Emerson Aguiar pela categoria J1 até 81kg e Hellen Cordeiro na categoria J2 até 60kg feminino.   

Os cinco bronzes vieram com Lúcia Araújo da categoria J2 até 60kg, Elielton Oliveira e Gabriel Rodrigues na categoria J1 até 70kg, Wiliany Nascimento na categoria J1 até 52kg e Harlley Arruda na categoria até 81kg. 

Confira todos os medalhistas: 

Ouro: 
Alana Maldonado – J2 até 70kg feminino
Brenda Freitas – J1 até 70kg feminino 
Rebeca Silva – J2 acima de 70kg feminino
Erika Zoaga – J1 acima de 70kg feminino
Rosicleide Andrade – J1 até 52kg feminino
Larissa Silva – J1 até 60kg feminino
Maria Nubea Lins – J2 até 60kg feminino 
Arthur Cavalcante – J1 até 95kg masculino
Wilians Araújo – J1 acima de 95kg masculino 
Thiego Marques – J2 até 70kg masculino 
Deyverson de Souza – J1 até 70kg masculino
Danilo Geromino – J1 até 81kg masculino  
Felipe Amorim – J2 acima de 95kg masculino

Prata:
Abner Oliveira – J2 acima de 95kg masculino 
Emerson Aguiar – J1 até 81kg masculino
Kelly Kethyllin – J2 até 70kg feminino 
Hellen Cordeiro – J2 até 60kg feminino 

Bronzes: 
Harlley Arruda – J1 até 81kg masculino 
Wiliany Nascimento – J1 até 52kg feminino
Gabriel Rodrigues – J1 até 70kg masculino 
Elielton Oliveira – J1 até 70kg masculino
Lúcia Araújo – J2 até 60kg feminino  

*com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *