Convocação tem oito atletas campeões da Americup
A Seleção Brasileira masculina está convocada para o primeiro desafio das Eliminatórias da Copa do Mundo FIBA Catar 2027. Nos dias 27 e 30 de novembro, o Brasil encara o Chile, dentro e fora de casa, pela primeira janela da competição.
A lista de 13 atletas conta com oito campeões da Americup na Nicarágua, além da chegada de jovens prospectos que se destacaram em 2025.Alexey, Caio Pacheco, Georginho, Reynan, Gui Deodato, Lucas Dias e Nathan Mariano estiveram em quadra na Americup. E Léo Meindl, mesmo lesionado, fez parte do grupo na América Central. Completam a lista Zu Júnior, Pedro Pastre, Mathias Vasquez, Brunão e Wini Braga.
– Acompanhei todas as outras competições, como Globl Jam, Jogos Universitários e Solidarity Cup e os jogadores que estavam jogando bem estão na lista deste primeiro desafio que temos em busca de uma vaga na Copa do Mundo do Catar – citou Aleksandar Petrovic.
Alguns atletas estão inviabilizados nesta janela. Yago e Márcio jogam a Euroliga. Gui Santos está na temporada da NBA. Bruno Caboclo se recupera de cirurgia na coluna. Benite foi poupado por opção de Petrovic, assim como Tim Soares e Didi, que estão fora, evitando desgaste por viagens longas desde Japão e Austrália.
A estreia nas Eliminatórias será no dia 27, às 20h, em Valdivia, na casa dos chilenos. Já no dia 30, às 19h10, o Brasil joga em casa contra o mesmo Chile, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, casa do Corinthians. Os ingressos estão à venda na plataforma Tickzi por R$ 60 a inteira.
Além dos campeões da Americup, a convocação dá vaga para jovens talentos como Pedro Pastre, de 18 anos, campeão do Globl Jam e Solidarity Cup; Mathias, de 17, presença já constante na adulta; Wini Braga, 20 anos, destaque na temporada pelo Minas; Brunão, 23 anos, que treinou com o grupo para a Americup e venceu os Jogos Mundiais Universitários e Globl Jam; e Zu Júnior, 22 anos, campeão dos Jogos Mundiais Universitários.
Eliminatórias
Completam o grupo do Brasil a Colômbia e a Venezuela. A primeira fase vai até julho de 2026, com jogos de ida e volta com os rivais e janelas em fevereiro/março e julho, totalizando seis jogos. Os três melhores se classificam para a segunda fase, carregando os resultados desta primeira etapa.
Na segunda fase, o Grupo C do Brasil cruza com o Grupo A, que tem Estados Unidos, Nicarágua, República Dominicana e México. Nesta etapa, um novo grupo de seis equipes é formado, e os duelos acontecem apenas contra os rivais que as Seleções não enfrentaram na 1ª fase.
A dinâmica é repetida pelos Grupos B e D, com as demais seleções das Américas. Ao fim, os sete melhores vão à Copa do Mundo, sendo os três primeiros colocados de cada chave + o melhor quarto colocado geral.
Convocação
Alexey Borges – Flamengo
Caio Pacheco – Basket Coruña-ESP
Georginho – SESI/Franca
Reynan dos Santos – Capitanes-ME
Gui Deodato – Flamengo
Léo Meindl – Burgos-ESP
Pedro Pastre – Pinheiros
Zu Júnior – SESI/Franca
Lucas Dias – SESI/Franca
Nathan Mariano – Valley Suns-EUA
Brunão Cardoso – Caixa Brasília
Mathias Vasquez – OTE-EUA
Wini Braga – KTO Minas











