Brasil é o atual campeão da competição
Vai começar a AmericupW 2025, e logo com clássico logo na estreia. Neste sábado, a partir das 15h10, Brasil e Argentina medem forças em Santiago, no Chile, no Complexo Olímpico da capital.
O jogo marca o reencontro das equipes após a final do Sul-Americano no último ano, com vitória hermana, e também a estreia de Pokey Chatman no comando da Seleção Brasileira. Duelo com transmissão ao vivo na ESPN 2 e Disney +.
-Estamos preparadas. É um campeonato duro, muito difícil, com uma estreia cheia de rivalidade. Mas nosso grupo se preparou muito bem. A comissão técnica, com Léo e Bruno, fez um trabalho incrível. Temos um objetivo claro na AmericupW e nossa jornada começa – citou a técnica Pokey Chatman.
Neste novo formato, pela primeira vez a FIBA destinará apenas ao campeão desta edição da AmericupW a vaga direta para a Copa do Mundo de 2026, em julho, na Alemanha. O torneio também classifica do segundo ao sexto para o Pré-Mundial, em fevereiro de 2026, última chance de conquistar um lugar na principal competição feminina, que terá 16 Seleções.
Além da Argentina, completam o grupo do Brasil o próprio Canadá, El Salvador, e República Dominicana.
AmericupW 2025
Pelo formato de disputa em 2025, as equipes jogam dentro dos grupos no Parque Estádio Nacional, com as quatro primeiras avançando para as quartas de final, no formato olímpico, com A1 x B4, A2 x B3, A3 x B2 e A4 x B1. Os vencedores vão às semifinais e depois para a grande decisão no dia 6. O grupo B tem Estados Unidos, México, Colômbia, Porto Rico e Chile.
