Brasil estreia na quarta no Mundial sub-19 feminino de vôlei

Brasil estreia contra as dominicanas

Foto: Divulgação/CBV
Foto: Divulgação/CBV

Desde março de 2025 o Centro de Desenvolvimento do Voleibol de Saquarema recebe as seleções de base do Brasil em preparação para os desafios da temporada. O primeiro deles é o Campeonato Mundial sub-19 feminino, que acontece na Sérvia e na Croácia, onde o time brasileiro comandado pelo técnico Maurício Thomas enfrenta a República Dominicana, às 16h15 (de Brasília), na primeira rodada do grupo B, em Vrnajcka Banja (SER).

“O trabalho da CBV com as categorias de base visa desenvolver novos talentos que possam seguir atuando e defendendo as cores do Brasil até a seleção adulta. Para isso disponibilizamos tudo que temos ao nosso alcance para que essas atletas possam desenvolver seu potencial físico e técnico. E aí entram nossas comissões técnicas qualificadas, nossa estrutura em Saquarema, o intercâmbio feito em nosso centro de treinamento na Europa, na França. O Campeonato Mundial é um dos momentos mais importantes dentro deste processo, mas, além do resultado, queremos formar novos valores para o voleibol brasileiro”, comentou Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.

A preparação do time que defenderá o Brasil no Mundial sub-19 começou ainda nas avaliações de atletas em competições de base como os Campeonatos Brasileiro de Seleções (CBS), Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI), além de indicações de técnicos formadores de todas as regiões do país.

“Alinhamos essas análises com as ideias de nosso coordenador técnico, que é o José Roberto Guimarães, que coordena todo o trabalho nas equipes de base. E esse alinhamento vai ao encontro do que as equipes adultas vêm enfrentando no âmbito mundial. O voleibol evoluiu e todo o cenário internacional é muito equilibrado, pelo menos oito equipes no mundo têm condições de serem campeãs. Essa nossa preparação leva tudo isso em consideração, temos o intuito de atender a seleção adulta e voltar a subir no pódio nas competições de base”, conta o técnico Maurício Thomas.

Antes de estrear no Mundial, a seleção feminina sub-19 esteve no Centro de Treinamento do voleibol brasileiro, em Metz, na região francesa de Moselle, onde disputou quatro jogos treinos com as seleções da Alemanha e da China.

“Nossa equipe é formada por atletas muito jovens, e muito altas, com potencial de futuro enorme, mas que ainda precisa de mais experiência, mais rodagem. Por isso priorizamos uma mescla da seleção que conquistou o título sul-americano da categoria no ano passado, com atletas que disputaram o mundial sub-17 em 2024. O período em Saquarema e os jogos contra a Alemanha e a China no nosso centro de treinamento na França trouxeram experiências muito valiosas para este time”, avaliou Thomas.

O Campeonato Mundial sub-19 feminino conta com 24 equipes divididas em quatro grupos com seis times cada. Na primeira fase todas as seleções jogam entre si dentro dos grupos e os quatro melhores avançam para a fase eliminatória. O Brasil está no grupo B com a República Dominicana, Porto Rico, Argentina, Taipé Chinês e Sérvia.

“Nosso grupo no Mundial é duro, e o nosso cruzamento na próxima fase é com o grupo D que tem a China, o Japão e a Itália. Sabemos da importância de se preparar bem, aproveitar todas as oportunidades para conseguirmos dar o melhor na competição” completou o técnico brasileiro.

Para a disputa do Mundial sub-19 o Brasil conta com as opostas Luize Tavares e Vallentina Rohsig; as levantadoras Luanna Markus e Maria Eduarda de Lima; as ponteiras Giovanna Micaelli, Laura Maccarone, Marina Maccarone e Mikaela Hestmann; as centrais Giovana Guimarães, Lara Gabrielle e Nayla Ferreira; e a líbero Vitória Belfort.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *