Brasil estreia nesta terça no Campeonato das Américas de goalball

Competição vai até o dia 5 de agosto

Foto: Marcello Zambrana/CPB
Foto: Marcello Zambrana/CPB

O Campeonato das Américas de goaball terá início nesta terça-feira, 29, com a partida entre as Seleções masculinas do Brasil e do Peru no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, às 9h (de Brasília). Na sequência, às 10h10, a Seleção feminina também faz sua estreia diante do mesmo Peru. O evento, que vai até o dia 5 de agosto, terá transmissão dos canais no Youtube da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e da IBSA (federação internacional da modalidade) e também será aberto ao público.

Nos três primeiros dias, as partidas ocorrerão simultaneamente na arena multiuso e na quadra de goalball. A partir do quarto dia, todas as partidas acontecerão na arena multiuso, com transmissão e narração.

Na chave feminina, o Brasil está no grupo B, que conta também com EUA, Panamá, Peru e Chile. Já o time masculino está no grupo C, ao lado de Peru, Chile, Panamá, Argentina e Porto Rico. O Campeonato das Américas conta com 11 seleções na chave feminina e 12 na masculina.

“É uma competição muito especial. Tive a minha estreia em 2009 com a Seleção masculina em competições internacionais conquistando a medalha de prata e a vaga para o Mundial de 2010”, conta Alessandro Tosim, técnico que ganharia posteriormente com os rapazes do Brasil, em 2014 e 2018, dois dos três títulos mundiais que o país já conquistou. “Depois, em 2022, o Campeonato das Américas foi minha última competição no comando”, lembra o treinador, que deixou o cargo para descansar e ficar perto da família antes de assumir, um ano e nove meses depois, assumiu o comando da Seleção feminina. “Agora, é um novo momento com as meninas, que evoluíram muito neste período. Após a conquista em Malmö, vejo todas muito motivadas para a competição” diz Tosim, citando o título da tradicional Malmö Cup, vencida pela primeira vez pelas brasileiras, em maio.

O formato de disputa é igual para as categorias feminina e masculina: as equipes se enfrentam dentro de seus grupos, e as quatro primeiras colocadas de cada um avançam para as quartas de final.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *