Brasil estreia no main round do Mundial de Handebol Feminino com vitória

A Coreia do Sul não foi páreo para as leoas, que venceram por 32 a 25

IHF/Divulgação
IHF/Divulgação

O Brasil estreou no main round do mundial de handebol feminino com vitória. Em partida disputada nesta quarta (3), as leoas encararam a Coreia do Sul em Dortmund (GER) no duelo das únicas seleções não europeias campeãs mundiais e venceram por 32 a 25. Agora, uma vitória contra Angola na sexta (5) pode garantir o Brasil nas quartas de final da competição – a Noruega tem que vencer a Suécia, jogo que será disputado ainda hoje, para uma vitória simples do Brasil garantir a classificação.

O jogo

Seguindo o roteiro das outras partidas, o Brasil iniciou o jogo com dificuldades. Bruna de Paula ficou de fora por dois minutos logo nos primeiros instantes de jogo e com uma menos, o Brasil conseguiu se virar para manter o placar zerado. E Giulia Guarieiro abriu o placar aos 3 minutos, com Jéssica Quintino ampliando em seguida.

A coreia do Sul logo empatou, mas as leoas logo abriam três gols de vantagem – 5 a 2, vantagem esta que foi se mantendo até a metade do primeiro tempo, quando as coreanas reagiram e empataram por 11 a 11. Logo depois a forte defesa do Brasil se impôs e com Renata Arruda inspirada no gol, as coreanas não conseguiram mais marcar. Larissa, Alê Nascimento e Gabi Bitolo marcaram e o Brasil para o intervalo com cinco gols de vantagem – 16 a 11.

No segundo tempo, as coreanas tentaram ser mais agressivas para retirar a vantagem e nos primeiros minutos, voltou a incomodar, chegando a tirar três gols de vantagem nos primeiros 10 minutos – 18 a 16. Alê Nascimento duas vezes e Larissa – um golaço jogando a bola pelas costas, decisivas novamente, deram mais fôlego para o Brasil retomando a vantagem – 21 a 16.

A defesa brasileira voltou a encaixar e as coreanas mais uma vez pararam de marcar. Com as leoas precisas no ataque, a vantagem foi crescendo até chegar a sete gols. No desespero, as coreanas retiraram a goleira e tentaram com sete jogadoras diminuir a vantagem em alguns momentos, mas em vão. A vantagem só aumentou e o técnico Cristiano Rocha aproveitou para poupar Bruna de Paula e Mari Fernandes para o próximo jogo.

A Coreia conseguiu esboçar uma reação nos minutos finais, abaixando a diferença de nove para seis gols, mas duas lesões quase seguidas das coreanas acabou impedindo um pouco o ímpeto das rivais. E o jogo terminou com a vitória brasileira por 32 a 25.

Giulia Guarieiro e Alê Nascimento foram as artilheiras do Brasil no jogo, com cinco gols cada. Alê, com os gols marcados hoje, igualou Ana Paula Belo como maior artilheira brasileira em mundiais com 218 gols. Larissa e Gabi Bitolo com quatro gols cada foram outros destaques. Pela Coreia do Sul, Jeon Jiyeon marcou sete gols.

Agora o Brasil volta às quadras na sexta (5) contra Angola às 11:30 da manhã (Horário de Brasília). A Cazé TV e a Sportv transmitem a partida.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *