A Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens começará a temporada 2026 do SVNS 2 nesse fim de semana de carnaval com a primeira etapa, que será jogada no Nyayo Stadium, na capital queniana, Nairóbi.
Pelo novo sistema de disputas, as 6 seleções que participam do SVNS2 – Brasil, China, Espanha, Quênia, África do Sul e Argentina – disputarão três torneios, todos no sistema de pontos corridas, com todas as seleções se enfrentando em cada etapa. Ao final das três etapas, as quatro melhores seleções se classificarão para o SVNS World Championship, o Campeonato Mundial, que começa em abril.
Depois da etapa em Nairóbi, as cidades de Montevidéu (Uruguai) e São Paulo receberão as duas últimas etapas do SVNS 2, em março.
Para o primeiro desafio, a treinador neozelandesa do Brasil, Crystal Kaua, escolheu um time experiente, que celebrou o 10º lugar do mundo em 2025. O sistema, no entanto, foi mudado em 2026, com 8 seleções jogando o SVNS1 e outras 6 no SVNS2, com times das duas divisões se encontrando no Campeonato Mundial.
“Terminar em nono lugar no mundo na última temporada mostrou do que esta equipe é capaz, mas nosso foco permaneceu firmemente no nosso próprio crescimento. Trabalhamos duro nos fundamentos, na nossa capacidade física e na construção de uma equipe que consiga executar de forma automática quando mais importa. Com líderes experientes elevando os padrões, jogadoras retornando com energia e novos talentos chegando ao cenário mundial, estamos prontas para jogar no Quênia. O formato pode ter mudado, mas o nosso objetivo não — inspirar os brasileiros e competir com os melhores do mundo”, falou Crystal Kaua.
As Yaras têm vantagem histórica contra todas as oponentes do sábado. O primeiro jogo será contra o Quênia, que jamais venceu o Brasil em jogos oficiais na categoria. No último encontro, em 2025, as Yaras venceram por 28 a 10. Já a Argentina tem somente uma vitória (em 2024) em jogos oficiais contra as brasileiras, que dominam historicamente o rugby sul-americano e já venceram as vizinhas 36 vezes em jogos oficiais. Contra a África do Sul, o confronto é mais parelho, com 6 triunfos brasileiros e 5 sul-africanos. O último duelo, em 2024, acabou com vitória brasileira por 24 a 0.
No domingo, o Brasil desafia as adversárias consideradas mais fortes. A Espanha é a primeira oponente e leva vantagem histórica contra as Yaras, com 21 vitórias e 14 derrotas até hoje. No entanto, os últimos 4 encontros acabaram em vitórias brasileiras, a última em maio de 2025 por 14 a 5. Por fim, contra a China, são 11 vitórias chinesas e 7 brasileiras, mas com equilíbrio absoluto, com 3 vitórias das Yaras nos últimos 5 encontros.
Com o torneio sendo inteiro em pontos corridos, toda vitória contará. No rugby sevens, a vitória vale 3 pontos, a derrota por 7 pontos de diferença ou menos vale 1 ponto, enquanto a derrota por mais de 7 pontos não rende pontos. Empates não podem acontecer, com uma prorrogação com ponto de ouro acontecendo.
Jogos das Yaras:
*horários de Brasília
14/02 – 03h44 – Brasil x Quênia – Disney+
14/02 – 06h24 – Brasil x África do Sul – Disney+
14/02 – 09h04 – Brasil x Argentina – ESPN 2 e Disney+
15/02 – 05h22 – Brasil x Espanha – Disney+
15/02 – 09h34 – Brasil x China – ESPN 2 e Disney+