João Victor Acioly se destaca em Buenos Aires e seleção masculina garante título continental
O Brasil conquistou duas medalhas no Campeonato Pan-americano Júnior, que terminou na noite da terça-feira, 4, em Buenos Aires (Argentina). Enquanto a equipe masculina formada por João Victor Acioly, Rômulo Bandeira e Claudinei Almeida se sagrou campeã, o mesmo Acioly ficou com a prata na disputa individual.
A competição tinha como principal atrativo a distribuição de duas vagas aos campeões individuais para os Jogos Pan-americanos Lima 2027. E, no caso de Acioly, ela não veio por muito pouco. O pentatleta brasileiro iniciou a final com o segundo melhor desempenho na esgrima, mas cometeu um erro na prova seguinte, a de obstáculos, que o deixou com a segunda pior pontuação dentre os 19 finalistas.
Apesar de um bom desempenho na natação, Acioly precisava de uma prova perfeita no laser-run e ainda contar com um desempenho aquém do esperado dos adversários para se sagrar campeão. O brasileiro foi o único a concluir a última disciplina abaixo dos 11 minutos (10:30), mas viu o venezuelano Albert Rivas completar a prova em 11:02 – segunda melhor marca de toda a competição – e ficar com o ouro: 1.515 pontos contra 1.506. Marcos Garcia, da Guatemala, completou o pódio (1.495).
“O saldo é extremamente positivo, com duas medalhas conquistadas e por muito pouco não garantindo esta vaga nos Jogos Pan-americanos. Cometi um erro em um dos obstáculos, e isso acabou comprometendo a minha pontuação. Mas é algo que encaramos com naturalidade, porque é uma disciplina nova no pentatlo moderno”, disse Acioly, de 20 anos, que treina em Recife (PE).
A soma da pontuação dos representantes de cada país na final definiu também os medalhistas na disputa por equipes. Neste caso, o resultado de Acioly, junto ao quinto lugar de Rômulo Bandeira (1.480 pontos) e ao 14º de Claudinei Almeida (1.421), fez com que o Brasil somasse 4.407 pontos e garantisse o título da competição, com Argentina (4.362) e Guatemala (4.318) logo atrás.
Já na final feminina, realizada mais cedo e sob forte chuva, Ana Clara Bezerra foi a brasileira mais bem colocada: 11ª, com 1.244 pontos. Já Flávia Souza foi a 16ª, com 1.199. O Brasil não pode contar com Nicole Herdy, que, apesar de ter sido a mais rápida de sua série semifinal, acabou desclassificada por não ter disputado a prova de abertura da competição, o ranqueamento da esgrima, ainda no domingo. A pentatleta estava em Lima (Peru), onde neste mesmo dia se sagrou vice-campeã sul-americana sub-20 de atletismo, na prova de 3.000m com obstáculos.
Vale destacar ainda que, simultaneamente ao Pan-americano Júnior de pentatlo moderno, ocorreu o Sul-americano Júnior. Para efeito de resultado, a pontuação dos atletas é a mesma, e a classificação final é determinada apenas com a exclusão dos pentatletas de América Central, Caribe e América do Norte.











