A seleção brasileira levou apenas 13 atletas para Bogotá (COL), mas obteve conquistas importantes, como os títulos de Alberto dos Santos, no lançamento do disco, a dobradinha de ouro e prata de Beatriz Marafiga e Sara Custódio no dardo, e a prata de Rafaela Neri no salto com vara
Brasil conquistou ouro nos lançamentos do disco e do dardo – provas do grupo de provas de campo, um dos que mais se desenvolveu no atletismo nacional nos últimos anos – com Alberto Rodrigues dos Santos Filho e Beatriz Marafiga Cleudo no primeiro dia de disputas do Campeonato Pan-Americano de Atletismo Sub-20 de Bogotá, Colômbia, nesta sexta-feira (3/10). Ao todo, o Brasil que levou apenas 13 atletas, somou 4 medalhas no primeiro dia de disputas (2 de ouro e 3 de prata).
O Brasil ganhou medalha de ouro com Alberto Rodrigues dos Santos (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) no lançamento do disco, com 58,66 m. O colombiano Julian Ortiz Palácios ficou com a medalha de prata (53,47 m) e o chileno Kevin Huang com a de bronze (52,50 m).
Alberto que tem 19 anos, treina com Andrea Maria Pereira Britto em Uberlândia, Minas Gerais, onde tem a estrutura do Praia Clube – foi formado em um programa de atletismo de Araçatuba, interior de São Paulo, com a mesma treinadora, que foi lançadora e é sua tia. Sua melhor marca com peso de 1,75 kg é 59,51 m (obtida em 13/9/2025, em Presidente Prudente-SP).
Beatriz Marafiga (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) conquistou a medalha de ouro no lançamento do dardo, com a marca de 49,16 m. O Brasil teve dobradinha no pódio – Sara Custodio de Almeida (Instituto Cultural Atilio Sulman – SP) ficou com a medalha de prata (48,93 m). A colombiana Luisa Ortega Romaña levou o bronze (45,85 m).
Mais uma medalha no primeiro dia de disputas, que prosseguem até domingo (5/10), veio com Rafaela Stinghen Neri (APA SECEL Jaraguá do Sul-SC), no salto com vara e a marca de 3,80 m. Luna Pabon Arevalo foi a campeã da prova (3,90 m) e Maria Gomez Nieto – ambas da Colômbia -, ganhou o bronze (3,80 m).
