Equipes ficam perto de vagas no Mundial da modalidade
Equipes ficam perto de vagas no Mundial da modalidade

Deu Brasil no pódio da Americup 3×3 em dose dupla. Neste domingo, dia 30, em León, no México, as Seleções masculinas e femininas conquistaram a medalha de bronze e estão virtualmente classificadas para o próximo Mundial da categoria. A oficialização das vagas deve vir nos próximos dias pela FIBA 3×3.
A conquista mantém o basquete 3×3 feminino do Brasil com 100% de aproveitamento nos pódios em quatro temporadas seguidas da Americup. Já o masculino retorna ao pódio após ficar de fora em 2024.
Nas quartas de final, a equipe feminina venceu o Paraguai por 18 a 17, mas foi superadas pelo Canadá por 21 a 10 nas semifinais. Na disputa do bronze, vitória sobre a República Dominicana por 21 a 14.
Já a Seleção masculina avançou nas quartas de final com um triunfo sobre a República Dominicana por 18 a 12. Nas semis, os Estados Unidos levaram a melhor por 21 a 8. Mas o Brasil se recuperou e venceu o Canadá por 21 a 16 para ficar com a medalha de bronze.
A Seleção masculina teve Léo Branquinho, Jonatas Mello, Leandro da Silva e Will Weihermann. O treinador foi Thiago De Sordi. Já a Seleção feminina, comandada por Elen Rosa, teve Luana Batista, Gabriela Guimarães, Vitória Moura e Rayane Sant’anna.
Léo Branquinho, do masculino, e Gabi Guimarães, do feminino, entraram para a seleção ideal do torneio.
O Mundial de basquete 3×3 de 2026 será em Varsóvia, na Polônia, de 1 a 7 de junho, com 20 times de cada naipe.
