Seleções masculina e feminina não tomaram conhecimentos dos adversários nas duas partidas que cada equipe disputou na terça
As Seleções Brasileiras masculina e feminina de goalball estrearam com vitória sobre o Peru no Campeonato das Américas de goalball na manhã desta terça-feira (29) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os homens venceram por 11 a 1 enquanto as mulheres derrotaram as peruanas por 7 a 0.
O time masculino entrou em quadra e aplicaram 11 gols a 1. A partida foi encerrada no segundo tempo quando ainda restavam 7m37s no relógio. No goalball, se uma equipe alcança uma diferença de 10 gols sobre a outra, a partida é encerrada, independentemente do tempo restante.
Para o paulista Paulo Saturnino, classe B1 (cegos totais), autor de seis gols da Seleção Brasileira, contar com uma vitória na estreia mostra que a equipe está preparada para buscar o pódio. “Este é o início do ciclo. A gente sabe que é uma competição um pouquinho mais difícil por ser a primeira do ano. E estrear ganhando é a melhor coisa; é saber que estamos no caminho certo.”
Já a Seleção feminina fez seu jogo de estreia logo na sequência, também com vitória sobre o Peru por 7 a 0. O primeiro tempo foi finalizado com quatro gols da Seleção Brasileira e nenhum das visitantes. No segundo tempo, as brasileiras aumentaram a vantagem em mais três gols.
A brasiliense Jéssica Vitorino, classe B3 (conseguem definir imagens), comemorou os dois gols feitos na partida e afirmou que foi um bom começo de Campeonato. “Toda estreia tem aquele frio na barriga, isso é normal, mas mantivemos a nossa defesa, que é muito potente. Todas puderam entrar em quadra e dar o seu melhor, e foi aí que conseguimos superar o nosso primeiro desafio”, comentou a atleta.
À tarde o time masculino voltou à quadra, desta vez para vencer os argentinos por 12 a 5. O destaque da partida foi o paraense Josemarcio, o Parazinho, que balançou a rede adversária cinco vezes. “A gente sabe que eles vêm trabalhando constantemente para que o goalball deles melhore. Não é a toa que eles fizeram um jogo muito bom contra a gente. O primeiro tempo foi bem acirrado, mas a gente conseguiu abrir a vantagem e sair com o êxito da partida”.
Para fechar o primeiro dia de disputas, o time feminino do Brasil enfrentou as americanas e venceu por 8 a 2. As brasileiras marcaram três vezes no primeiro tempo. Já a Seleção dos Estados Unidos só inaugurou o placar no segundo tempo de jogo. Com sólidas defesas, a Seleção Brasileira manteve a vantagem de gols sobre as americanas durante todo o jogo. “Para nós é muito importante já começar uma competição com um pé direito desse jeito. O nosso lema é sempre fechar a defesa e conseguir fazer uma ótima construção ofensivamente”, explicou a pernambucana Moniza Aparecida, que fez três dos oito gols brasileiros.
O time masculino já tem a próxima disputa marcada. Será nesta quarta-feira, 30, às 13h40, contra o Panamá. Já as mulheres enfrentam o Chile às 9h na quinta-feira, 31. Todas as partidas têm participação aberta ao público, além de transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e da IBSA (federação internacional da modalidade)
- Com informações de CPB
