Brasil fica invicto no primeiro dia da Copa América de Goalball

Seleções masculina e feminina não tomaram conhecimentos dos adversários nas duas partidas que cada equipe disputou na terça

Taba Benedicto/ CBDV
Taba Benedicto/ CBDV

As Seleções Brasileiras masculina e feminina de goalball estrearam com vitória sobre o Peru no Campeonato das Américas de goalball na manhã desta terça-feira (29) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os homens venceram por 11 a 1 enquanto as mulheres derrotaram as peruanas por 7 a 0.

O time masculino entrou em quadra e aplicaram 11 gols a 1. A partida foi encerrada no segundo tempo quando ainda restavam 7m37s no relógio. No goalball, se uma equipe alcança uma diferença de 10 gols sobre a outra, a partida é encerrada, independentemente do tempo restante.

Para o paulista Paulo Saturnino, classe B1 (cegos totais), autor de seis gols da Seleção Brasileira, contar com uma vitória na estreia mostra que a equipe está preparada para buscar o pódio. “Este é o início do ciclo. A gente sabe que é uma competição um pouquinho mais difícil por ser a primeira do ano. E estrear ganhando é a melhor coisa; é saber que estamos no caminho certo.”

Já a Seleção feminina fez seu jogo de estreia logo na sequência, também com vitória sobre o Peru por 7 a 0. O primeiro tempo foi finalizado com quatro gols da Seleção Brasileira e nenhum das visitantes. No segundo tempo, as brasileiras aumentaram a vantagem em mais três gols.

A brasiliense Jéssica Vitorino, classe B3 (conseguem definir imagens), comemorou os dois gols feitos na partida e afirmou que foi um bom começo de Campeonato. “Toda estreia tem aquele frio na barriga, isso é normal, mas mantivemos a nossa defesa, que é muito potente. Todas puderam entrar em quadra e dar o seu melhor, e foi aí que conseguimos superar o nosso primeiro desafio”, comentou a atleta.

À tarde o time masculino voltou à quadra, desta vez para vencer os argentinos por 12 a 5. O destaque da partida foi o paraense Josemarcio, o Parazinho, que balançou a rede adversária cinco vezes. “A gente sabe que eles vêm trabalhando constantemente para que o goalball deles melhore. Não é a toa que eles fizeram um jogo muito bom contra a gente. O primeiro tempo foi bem acirrado, mas a gente conseguiu abrir a vantagem e sair com o êxito da partida”.

Para fechar o primeiro dia de disputas, o time feminino do Brasil enfrentou as americanas e venceu por 8 a 2. As brasileiras marcaram três vezes no primeiro tempo. Já a Seleção dos Estados Unidos só inaugurou o placar no segundo tempo de jogo. Com sólidas defesas, a Seleção Brasileira manteve a vantagem de gols sobre as americanas durante todo o jogo. “Para nós é muito importante já começar uma competição com um pé direito desse jeito. O nosso lema é sempre fechar a defesa e conseguir fazer uma ótima construção ofensivamente”, explicou a pernambucana Moniza Aparecida, que fez três dos oito gols brasileiros.

O time masculino já tem a próxima disputa marcada. Será nesta quarta-feira, 30, às 13h40, contra o Panamá. Já as mulheres enfrentam o Chile às 9h na quinta-feira, 31. Todas as partidas têm participação aberta ao público, além de transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e da IBSA (federação internacional da modalidade)

  • Com informações de CPB
Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *