Equipe masculina venceu final e meninas foram superadas pelos EUA
O Brasil fechou a participação no tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025 em Assunção, no Paraguai, com o título masculino por equipes e a prata para as mulheres em decisões nesta quinta-feira (21). Os homens derrotaram Porto Rico por 3 a 0, já as meninas caíram para os EUA por 3 a 1.
A seleção masculina júnior de tênis de mesa passeou sobre Porto Rico para conquistar ouro da disputa por equipes por 3 a 0. Na final contra os caribenhos, Leonardo Ilzuka abriu com triunfo sobre Enrique Rios por 3 a 1, em seguida Felipe Doti repetiu o placar sobre Steven Moreno. Na última partida, a dupla brasileira venceu os rivais por 3 a 0.
O caminho dos meninos passou por vitórias sobre Dominicana e El Salvado por 3 a 0 e Argentina por 3 a 1, no grupo A, Paraguai por 3 a 0, nas quartas, e Venezuela por por 3 a 1, na semifinal.
Já a equipe feminina lutou muito contra os EUA e não evitou a derrota por 3 a 1. A equipe formada por Karina Senaga e Beatriz Mendonça perdeu as duas partidas de simples por 3 a 2 e venceu o jogo de duplas pelo mesmo placar, diminuindo desvantagem para 1 a 3. Na segunda partida de Karina Senaga, dessa vez frente a Tashiya Piyadasa, a brasileira foi superada pelo placar de 3 a 1 e o Brasil ficou com a prata.
O time feminino venceu Canadá, Cuba e El Salvador na fase de grupos, Peru nas quartas e Colômbia na semifinal para chegar na decisão. Em toda a agenda do esporte, o Brasil conquistou seis medalhas, sendo três de ouro com o time masculino, e as duplas feminina e masculina, duas de prata com Léo Ilzuka no simples e o time feminino e o bronze na dupla mista.
