Brasil lidera quadro de medalhas com 34 ouros e 16 pratas a frente da Colômbia, que soma 11 segundo-lugares
Os jovens atletas brasileiros continuam somando vitórias nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago. Nesta quinta-feira, 6, sétimo dia de competição no Chile, que vai até domingo, 9, atletas da bocha garantiram vagas em três finais, enquanto a equipe de futebol de cegos avançou às semifinais após duas vitórias na fase de grupos.
Até o momento, o Brasil conquistou 56 pódios na competição chilena, com 33 ouros, 16 pratas e sete bronzes, mantendo-se na liderança do quadro de medalhas.
Na bocha, a rondoniense Gabrielly Alves avançou para a final da classe BC1 (opção de auxílio de ajudantes), após bater a colombiana Michel Diaz por 8 a 3. No masculino, os brasileiros conquistaram vaga na final deixando os argentinos para trás. O paulista Gabriel Serafim derrotou Lucas Diaz por 11 a 0 na classe BC3 (deficiências muito severas), e o potiguar José Antônio Santos venceu Facundo Bulacio por 5 a 1 na classe BC4 (outras deficiências severas, mas que não recebem assistência).
No futebol de cegos, o Brasil ganhou do Peru por 1 a 0 e avançou para as semifinais em primeiro lugar do Grupo B. Foi a segunda vitória da equipe em duas partidas, após o 2 a 0 sobre o México na estreia.
O maranhense Paulo Victor Pinheiro, o Paulinho, deu o tom de como foi a campanha até aqui: “A gente vinha trabalhando muito forte para a fase de grupos. Sabíamos que os jogos seriam difíceis e que não poderíamos errar. [Contra o Peru,] viemos com uma proposta muito forte na defesa, de não deixar eles respirarem. Agora é pensar na semifinal. Não sabemos ainda quem será nosso adversário, mas, independentemente de quem vier, nós estaremos preparados”.
No vôlei sentado, pela fase de grupos, as equipes nacionais feminina e masculina venceram seus jogos. As mulheres do Brasil bateram os Estados Unidos de virada, por 2 sets a 1 (23/25, 25/10 e 25/22), e os homens venceram o duelo com a Argentina por 2 sets a 0 (25/9, 25/9).
No basquete 5×5, o Brasil perdeu a semifinal para o Canadá por 79 a 49 e vai disputar o bronze nesta sexta-feira, 7, contra a Colômbia. A final será decidida entre canadenses e argentinos.
Confira abaixo os resultados dos atletas brasileiros nesta quinta-feira, 6, sétimo dia de Parapan de Jovens de Santiago.
Futebol PC
Brasil 1 x 2 Colômbia
Bocha (fase de grupos)
Classe BC1
Samuel da Silva 2 x 8 Juan Camilo Trejos (COL)
Gabrielly Alves 11 x 0 Marypaz Astua (CRC)
Classe BC2
Clarisse Sobreira 6 x 3 Laura Vanessa Mosquera (COL)
Classe BC3
Gabriel Serafim 11 x 0 Preiler Alexandre Guaquire (VEN)
Classe BC4
José Antônio Santos 11 x 0 Adrian Melendez (COL)
Semifinais
Masculino
Classe BC1
Samuel da Silva 5 x 1 Mateo Kesting (ARG)
Classe BC3
Gabriel Serafim 11 x 0 Lucas Diaz (ARG)
Classe BC4
José Antônio Santos 5 x 1 Facundo Alejandro Bulacio (ARG)
Feminino
Classe BC1
Gabrielly Alves 8 x 3 Michel Diaz (COL)
Futebol de cegos (fase de grupos)
Brasil 1 x 0 Peru
Vôlei sentado (fase de grupos)
Feminino
Brasil 2 x 1 Estados Unidos (23/25, 25/10 e 25/22)
Masculino
Brasil 2 x 0 Argentina (25/9, 25/9)
Basquete 5×5 (semifinais)
Brasil 49 x 79 Canadá











