Seleção sofreu com a recepção e não conseguiu frear potência no ataque búlgaro
Nesta sexta-feira (11), o Brasil perdeu para a Bulgária por 3 sets a 1 (15-25, 25-21, 18-25, 20-25) e se despediu do Mundial sub-19 de vôlei feminino. A seleção brasileira estava invicta no torneio, que acontece na Sérvia e na Croácia, mas perdeu a invencibilidade de seis jogos que havia construído. Com a eliminação, o Brasil está há 6 anos sem chegar ao pódio do Mundial da categoria – que segue apenas com seleções europeias.
Para quebrar a invencibilidade brasileira, a Bulgária forçou no saque e desestabilizou a linha de passe brasileira – foram 8 aces na partida, enquanto o Brasil marcou apenas uma vez no fundamento. Se a seleção destacou-se em todo Mundial nos bloqueios, as búlgaras também se igualaram ao Brasil neste fundamento (12 pontos no total, contra 14 das brasileiras).
Por mais que a Bulgária tenha terminado com 30 pontos cedidos por erros, elas compensaram no ataque – 50 pontos no total. A oposta Kalina Veneva, de 16 anos, foi a maior pontuadora de jogo com 23 acertos. Luize Tavares marcou 14 pontos e foi o destaque na virada de bolas do lado brasileiro.
Na primeira fase, o Brasil venceu Porto Rico, República Dominicana, Taipé Chinesa, Argentina e Sérvia. Nas oitavas, a seleção venceu a Bélgica por 3 sets a 0.
O Mundial sub-19 é disputado desde 1989 e o Brasil conquistou o ouro em três oportunidades: 1997, 2005 e 2009. A última vez que esteve no pódio foi em 2019, quando conquistou a medalha de bronze.
Semifinais – Mundial sub-19 de vôlei feminino:
- Itália x Polônia
- Turquia x Bulgária
