Seleção perde a terceira partida na competição e está eliminada do Mundial, vencendo apenas Mali, por W.O., sem conseguir apresentar o seu melhor jogo.
Na tarde desta quarta-feira (16) a Seleção Brasileira Feminina de basquete sub-19 entrou em quadra para disputar as oitavas de finais do mundial da categoria, que está sendo disputado na República Tcheca. O adversário foi o Japão, que impôs o seu jogo desde o início e venceu com autoridade por 66-52.
Após derrotas para França e Austrália, o Brasil foi beneficiado pela vitória por W.O. sobre Mali, que se ausentou da competição após não ter conseguido os vistos de entrada no território tcheco. Esta foi então a única vitória brasileira no Mundial e que garantiu nossa seleção na fase de oitavas de finais do torneio, como terceiro colocado do grupo C.
O Japão, adversário brasileiro na tarde de hoje, se classificou como o segundo colocado do grupo D. A campanha japonesa contou com duas vitórias, sobre Argentina e República Tcheca, e uma derrota para a Espanha, uma das favoritas da disputa.
O Jogo!
O primeiro quarto começou com a seleção japonesa forçando os erros da equipe brasileira e chegando a uma vantagem de 7-2 nos minutos iniciais da partida. O Brasil acertou a sua defesa e melhorou nas conclusões dos contra-ataques para fechar o primeiro período em igualdade de 13 a 13.
A equipe japonesa dominou o segundo quarto e conseguiu abrir vantagem no período. Com muitos erros na armação das jogadas ofensivas e sem a defesa repetir o bom trabalho do quarto anterior, a seleção brasileira foi dominada e viu o Japão fechar o segundo período com 33-25 no placar.
Na volta do intervalo, as duas equipes acertaram a marcação e o jogo teve apenas três pontos de cada lado anotados até a metade do terceiro quarto. As equipes se soltaram na reta final do período, novamente com as japonesas em superioridade, controlando os bons momento do Brasil e fechando o quarto com onze pontos de frente em 43-32.
As brasileiras voltaram com tudo para o quarto final e logo no início do período conseguiram reduzir a desvantagem para apenas seis pontos. O Japão retomou o controle do jogo e voltou a ter 12 de frente novamente, assim, nem mesmo a sequência de pontos de Micaela impediu a derrota brasileira em 66-52, eliminando nossa seleção do mundial.
Manu Alves foi a cestinha brasileira com 18 pontos anotados, no entanto, o grande destaque da partida ficou para a japonesa Otoha Goto, que anotou 27 pontos e foi a maior pontuadora da partida.
