São Paulo será a sede dos torneios em 2027
A Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA) e a IBSA Football anunciaram que o Brasil irá sediar os Campeonatos Mundiais de futebol de cegos feminino e masculino de 2027. A Confederação Brasileira do Esporte para Deficientes Visuais (CBDV) será o Comitê Organizador Local (COL) de ambos os eventos. Os dois Mundiais serão disputados na cidade de São Paulo, em julho de 2027.
“Sediar novamente o Campeonato Mundial de futebol de cegos, mais de duas décadas depois, é um grande motivo de orgulho para o Brasil. Nosso país é uma referência global no esporte, e trazer este evento para cá mais uma vez demonstra a confiança da IBSA no trabalho que realizamos. Também temos a honra de organizar, pela primeira vez, o Campeonato Mundial feminino em solo brasileiro — um marco histórico para o crescimento e a visibilidade das mulheres no esporte paralímpico. Estamos totalmente comprometidos em oferecer uma competição de nível mundial e proporcionar a melhor experiência possível para atletas, equipes e torcedores”, disse o presidente da CBDV, Helder Araújo.
Fábio Vasconcelos, presidente da IBSA Football, afirmou que “o Campeonato Mundial de Futebol de Cegos da IBSA de 2027, no Brasil, para homens e mulheres, inspirará novas gerações de atletas e atrairá a prática do esporte em todo o país e na região, garantindo um legado social e esportivo de longo prazo e o desenvolvimento contínuo, especialmente do futebol feminino”.
No masculino, o Brasil é uma das potências da modalidade, quando dominou por anos o futebol de cegos, sendo pentacampeã paralímpica. Já no feminino, a seleção foi criada em 2025, após um projeto implementado pela CBDV para o desenvolvimento da modalidade. Em outubro deste ano, a equipe disputou pela primeira vez um campeonato oficial e terminou na quarta colocação.











