Brasil sediará Mundial de futebol de cegos feminino e masculino em 2027

São Paulo será a sede dos torneios em 2027

Alê Cabral/CPB
Alê Cabral/CPB

A Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA) e a IBSA Football anunciaram que o Brasil irá sediar os Campeonatos Mundiais de futebol de cegos feminino e masculino de 2027. A Confederação Brasileira do Esporte para Deficientes Visuais (CBDV) será o Comitê Organizador Local (COL) de ambos os eventos. Os dois Mundiais serão disputados na cidade de São Paulo, em julho de 2027.

“Sediar novamente o Campeonato Mundial de futebol de cegos, mais de duas décadas depois, é um grande motivo de orgulho para o Brasil. Nosso país é uma referência global no esporte, e trazer este evento para cá mais uma vez demonstra a confiança da IBSA no trabalho que realizamos. Também temos a honra de organizar, pela primeira vez, o Campeonato Mundial feminino em solo brasileiro — um marco histórico para o crescimento e a visibilidade das mulheres no esporte paralímpico. Estamos totalmente comprometidos em oferecer uma competição de nível mundial e proporcionar a melhor experiência possível para atletas, equipes e torcedores”, disse o presidente da CBDV, Helder Araújo.

Fábio Vasconcelos, presidente da IBSA Football, afirmou que “o Campeonato Mundial de Futebol de Cegos da IBSA de 2027, no Brasil, para homens e mulheres, inspirará novas gerações de atletas e atrairá a prática do esporte em todo o país e na região, garantindo um legado social e esportivo de longo prazo e o desenvolvimento contínuo, especialmente do futebol feminino”.

No masculino, o Brasil é uma das potências da modalidade, quando dominou por anos o futebol de cegos, sendo pentacampeã paralímpica. Já no feminino, a seleção foi criada em 2025, após um projeto implementado pela CBDV para o desenvolvimento da modalidade. Em outubro deste ano, a equipe disputou pela primeira vez um campeonato oficial e terminou na quarta colocação.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *