Brasil tem 3 vitórias e apenas 1 derrota no primeiro dia de quali do Rio Open

Marcondes, Monteiro e Heide/Miguel vão a final do quali do Rio Open.

Foto: Divulgação/Rio Open.
Foto: Divulgação/Rio Open.

O sábado (14) do Rio Open começou com muitos jogos pela primeira rodada do qualificatório de simples e duplas. O primeiro brasileiro a entrar na quadra Guga Kuerten foi Igor Marcondes #350 encarando Chun Hsin Tseng #116. Marcondes vem subindo rapidamente no ranking desde que sofreu uma punição da agência anti-dopping por ele não ter respondido três notificações de testagem por estar fora dos domicílios disponibilizados.

O brasileiro fez um jogo muito consistente, atacando a todo momento e executando muito bem as curtinhas e subidas à rede. O primeiro set foi bem controlado e vencido por 6/3. O segundo set parecia se encaminhar com ainda mais tranquilidade, mas foi quebrado no meio do set logo após quebrar, depois sacando para o jogo, cometeu alguns erros, baixou a energia e teve seu saque quebrado novamente quando estava em vantagem na parcial decisiva. No último game do jogo, ele ainda teve que encarar quatro set points em seu serviço, conseguiu salvar todos, e venceu o jogo no tie-break por 7-5 em 1h51 de jogo. Na final do quali, Marcondes vai duelar com o português Jaime Faria #148 que eliminou o oitavo cabeça de chave Nicolas Jarry por 2 sets a 1 com dois tie-breaks e quase 3h de jogo, o que significa que ele estará mais desgastado para enfrentar o brasileiro.

Thiago Monteiro enfrentou o paraguaio cabeça 1 Daniel Vallejo que poucas semanas atrás venceu o brasileiro no Challenger 75 de Itajaí por 2 sets a 1. Dessa vez, Monteiro não deu chance para o paraguaio, fez um jogo muito sólido, firme, aproveitando as chances e não cedendo quase nada de graça para o oponente. Monteiro teve 75% dos pontos vencidos com o primeiro saque, conseguiu quebrar o serviço do Daniel em cinco ocasiões, enquanto só foi quebrado apenas uma. Ele venceu com parciais de 6/4 e 6/1 em 1h33 de jogo. Na final ele vai enfrentar o sérvio Dusan Lajovic #123 de 35 anos, ele derrotou o boliviano Hugo Dellien por 2 sets a 1 em 2h03.

Pedro Boscardin Dias jogou na quadra 1 contra Tomas Barrios Vera #114 e acabou sendo o único brasileiro a não conseguir chegar na final do quali. No primeiro set, foi um jogo mais equilibrado, com o chileno vencendo por 6/4 em 43 minutos. No segundo set, o brasileiro foi quebrado logo de cara em seus dois games de serviço e viu o adversário abrir 5/0. Foi neste momento que o brasileiro começou a jogar o seu melhor tênis e ressuscitou dentro da partida, salvando 2 match points e diminuindo a desvantagem para 5/4. Vera sacou pela terceira vez pro jogo e teve o seu saque quebrado. Justo quando o brasileiro empatou a parcial, foi quebrado e pela quarta vez sacando, o chileno não desperdiçou, Boscardin ainda salvou mais um match point, mas Vera conseguiu fechar em 7/5.

No quali de duplas, Heide/Miguel enfrentaram os alternates Buse/Cervantes e o primeiro set foi uma vitória tranquila dos brasileiros por 6/1. No segundo set, Guto levou uma bolada sem querer do Buse, a bola pegou em sua raquete e foi para o rosto, podendo ter tocado no olho e entrado saibro, ele recebeu atendimento médico por isto. Este set foi mais equilibrado mas os brasileiros venceram por 6/4. Eles vão enfrentar no duelo final Escobar/Rojer por vaga na chave principal.

Carlo Saleme

Carlo Saleme

28 anos, profissional de marketing, analista e redator esportivo. Apaixonado por esportes (dos mais variados tipos) desde criança, muitas das minhas primeiras lembranças são envolvendo acontecimentos esportivos. No Surto desde 2023.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *