Brasil tem caminho definido nas Eliminatórias da copa do mundo de Basquete masculino

Seleção jogará em novembro contra Chile em Valdívia e depois em São Paulo

CBB/Divulgação
CBB/Divulgação

O Brasil já tem definido o local de estreia das eliminatórias da Copa do mundoa de basquete em 2027 no Catar. A Seleção vai enfrentar o Chile no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, no seu primeiro duelo com mando de quadra. O jogo acontece no dia 30 de novembro, às 20h. Três dias antes, em 27, o Brasil abre a sua campanha em Valdivia, no Chile, contra o mesmo rival.

Assim como nas duas últimas edições da Copa do Mundo, as Eliminatórias são divididas por continente, com um total de 80 seleções buscando 32 vagas. O Brasil caiu no grupo C com Venezuela e Colômbia completando a chave. Os times se enfrentam em jogos de ida e volta em novembro de 2025, fevereiro de 2026 e julho de 2026, com duas partidas por janela. Os três melhores se classificam para a segunda fase das Eliminatórias, carregando os resultados da primeira fase.

Na segunda fase, a chave do Brasil cruza com os três melhores do Grupo A: Estados Unidos, República Dominicana, Nicarágua e México. Essa nova chave com seis seleções terá duelos apenas entre as equipes que não se enfrentaram na primeira fase, com janelas em agosto de 2026, novembro de 2026 e fevereiro de 2027. Ao fim da segunda fase, os três melhores se classificam para a Copa do Mundo. A quarta melhor campanha no geral também garante vaga no Mundial – São sete vagas para o continente americano.

A Copa do mundo de Basquete vai distribuir sete vagas para os Jogos olímpicos de Los Angeles 2028. Além da seleção campeã, as duas melhores seleções da Europa e da Américas, e a melhor da África e Ásia/Oceania se garantem nas olimpíadas. As vagas restantes são disputadas nos pré-olímpicos mundiais.

Jogos do Brasil na 1ª fase

27/11/2025 – Chile x Brasil – Valdivia
30/11/2025 – Brasil x Chile – São Paulo
27/02/2026 – Brasil x Venezuela
02/03/2026 – Brasil x Colômbia
02/07/2026 – Venezuela x Brasil
05/07/2026 – Colômbia x Brasil

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *