Seleção Brasileira não consegue única vaga direta e vai ter que disputar pré-mundial.
Na decisão da Americup de basquete feminino, a nossa seleção encarou os Estados Unidos – com a sua seleção formada por jogadoras universitárias – e perdeu por 92 a 84, ficando com o vice-campeonato do torneio. Com isso,o Brasil vai ter que disputar o pré mundial em fevereiro de 2026, em local a definir. Os Estados Unidos carimbou sua vaga para o Mundial na Alemanha no ano que vem. Na disputa do bronze, o Canadá precisou de duas prorrogações para vencer a Argentina por 76 a 75.
A batalha pelos rebotes foi decisiva para o jogo, com os Estados Unidos conseguindo ter mais segundas chances de fazer cesta – foram 16 arremessos a mais do que o Brasil – o que ajudou a ter a vantagem para a vitória. Nos lances livres as estadunidenses foram quase perfeitas, com apenas dois erros em 28 tentativas
Makayla Blakes foi o nome dos Estados Unidos no jogo com 27 pontos, seguida por Hannah Hidalgo com 15 pontos e Joyce Edwards com 11 pontos. Pelo Brasil, Damiris foi arrasadora com 35 pontos, seguida por Bella Nascimento com 24 e Kamilla Cardoso com 19 pontos.
A partida
O jogo começou com o Brasil tendo um bom início,e os Estados Unidos uma clara tática para parar Kamilla Cardoso: carregar a pivô brasileira de faltas. No primeiro período, ela atingiu rapidamente duas faltas, o que mesmo com esforço de Bella Nascimento e Damiris,o Brasil não conseguiu se manter a frente do placar. Ganhando a maioria dos rebotes, as estadunidenses tiveram mais chances de arremessar e com isso, fecharam os primeiros 10 minutos com três de vantagem – 25 a 22.
Com Kamilla de volta para o segundo quarto, o Brasil encaixou uma ótima sequência volktar a ficar na frente do placar, até a pivô fazer a terceira falta e ter que sair de novo. Os Estados Unidos equilibraram o jogo, mas Damiris chamou a responsabilidade pra si para conseguir o manter o Brasil na frente até o intervalo – 47 a 45.
O terceiro quarto teve o mesmo roteiro do segundo: Kamilla de volta à quadra, o Brasil voltava a dominar – a diferença foi sete pontos – mas quando Kamilla ficou pendurada por faltas e teve que sair novamente, os Estados Unidos voltavam ao jogo. Desta vez, as estadunidenses chegaram a virar o placar, mas o Brasil conseguiu tomar a frente e ir para o quarto decisivo com um ponto a mais – 66 a 65.
O último período começou com o pior momento do Brasil no jogo, com muitos erros de arremessos e os Estados Unidos acertando a mão. Kamilla voltou à quadra, mas desta vez, sua presença não fez muito efeito, com as estadunidenses chegando abrir 10 pontos de vantagem com a pivô em quadra. Apenas com o trio Kamilla-Damiris-Bella pontuando, o trabalho defensivo dos Estados Unidos ficou mais fácil.
No fim, a seleção tentou jogar os Estados Unidos na linha do lance livre para torcer por erros e assim diminuir a vantagem, mas não adiantou muito. Fim de jogo, Estados Unidos, campeão, 92, Brasil, vice, 84.
