Brasil toma a virada dos Estados Unidos no último quarto e fica com o vice da Americup de Basquete feminino

Seleção Brasileira não consegue única vaga direta e vai ter que disputar pré-mundial.

FIBA/Divulgação
FIBA/Divulgação

Na decisão da Americup de basquete feminino, a nossa seleção encarou os Estados Unidos – com a sua seleção formada por jogadoras universitárias – e perdeu por 92 a 84, ficando com o vice-campeonato do torneio. Com isso,o Brasil vai ter que disputar o pré mundial em fevereiro de 2026, em local a definir. Os Estados Unidos carimbou sua vaga para o Mundial na Alemanha no ano que vem. Na disputa do bronze, o Canadá precisou de duas prorrogações para vencer a Argentina por 76 a 75.

A batalha pelos rebotes foi decisiva para o jogo, com os Estados Unidos conseguindo ter mais segundas chances de fazer cesta – foram 16 arremessos a mais do que o Brasil – o que ajudou a ter a vantagem para a vitória. Nos lances livres as estadunidenses foram quase perfeitas, com apenas dois erros em 28 tentativas

Makayla Blakes foi o nome dos Estados Unidos no jogo com 27 pontos, seguida por Hannah Hidalgo com 15 pontos e Joyce Edwards com 11 pontos. Pelo Brasil, Damiris foi arrasadora com 35 pontos, seguida por Bella Nascimento com 24 e Kamilla Cardoso com 19 pontos.

A partida

O jogo começou com o Brasil tendo um bom início,e os Estados Unidos uma clara tática para parar Kamilla Cardoso: carregar a pivô brasileira de faltas. No primeiro período, ela atingiu rapidamente duas faltas, o que mesmo com esforço de Bella Nascimento e Damiris,o Brasil não conseguiu se manter a frente do placar. Ganhando a maioria dos rebotes, as estadunidenses tiveram mais chances de arremessar e com isso, fecharam os primeiros 10 minutos com três de vantagem – 25 a 22.

Com Kamilla de volta para o segundo quarto, o Brasil encaixou uma ótima sequência volktar a ficar na frente do placar, até a pivô fazer a terceira falta e ter que sair de novo. Os Estados Unidos equilibraram o jogo, mas Damiris chamou a responsabilidade pra si para conseguir o manter o Brasil na frente até o intervalo – 47 a 45.

O terceiro quarto teve o mesmo roteiro do segundo: Kamilla de volta à quadra, o Brasil voltava a dominar – a diferença foi sete pontos – mas quando Kamilla ficou pendurada por faltas e teve que sair novamente, os Estados Unidos voltavam ao jogo. Desta vez, as estadunidenses chegaram a virar o placar, mas o Brasil conseguiu tomar a frente e ir para o quarto decisivo com um ponto a mais – 66 a 65.

O último período começou com o pior momento do Brasil no jogo, com muitos erros de arremessos e os Estados Unidos acertando a mão. Kamilla voltou à quadra, mas desta vez, sua presença não fez muito efeito, com as estadunidenses chegando abrir 10 pontos de vantagem com a pivô em quadra. Apenas com o trio Kamilla-Damiris-Bella pontuando, o trabalho defensivo dos Estados Unidos ficou mais fácil.

No fim, a seleção tentou jogar os Estados Unidos na linha do lance livre para torcer por erros e assim diminuir a vantagem, mas não adiantou muito. Fim de jogo, Estados Unidos, campeão, 92, Brasil, vice, 84.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *