Brasil vence a Turquia e garante liderança da fase preliminar da Liga das Nações masculina

Com mudanças no time titular e estreia de Lucarelli na temporada, seleção brasileira faz 3 a 1 e assegura melhor campanha rumo ao mata-mata

Foto: Volleyball World
Foto: Volleyball World

Já classificado para a fase final, o Brasil entrou em quadra neste sábado (19), em Chiba, no Japão, buscando manter a liderança da Liga das Nações Masculina (VNL) e dar rodagem ao elenco. Missão cumprida: com boa atuação coletiva e um Darlan inspirado, autor de 28 pontos, a seleção superou a Turquia por 3 sets a 1 (25/22, 26/24, 22/25 e 25/22) e chegou à décima vitória em 11 jogos.

A campanha sólida, que inclui vitórias sobre rivais como Itália, Polônia e Japão, assegura o primeiro lugar na fase preliminar, independentemente do resultado da última rodada, neste domingo, contra a Alemanha.

Set a set: entre oscilações e reações

Com um time alternativo e estreia de Lucarelli em 2025, o Brasil começou dominante no primeiro set. Abriu 15 a 9 com bom volume de jogo e controle nos contra-ataques, mas viu a Turquia encostar no placar. Coube a Darlan, com dois aces seguidos, garantir a margem para fechar em 25 a 22 com ponto de Adriano.

No segundo set, o cenário se inverteu. A Turquia largou melhor e chegou a abrir 10 a 4. O Brasil reagiu após um longo rally e, com a entrada de Arthur Bento, cresceu na virada de bola. A parcial foi equilibrada até o fim e teve ponto decisivo de saque com Judson: 26 a 24.

Cometendo erros no início da terceira parcial, o Brasil viu os turcos abrirem 5 a 0 e assumirem o controle com agressividade no saque — foram cinco aces no set. Darlan e Arthur Bento ainda buscaram equilibrar as ações, mas a Turquia fechou em 25 a 22 após erro de saque do Brasil.

Bernardinho apostou em Thiery no meio e manteve Arthur na ponta no quarto set. A parcial foi parelha até 18 a 18, quando Darlan apareceu novamente com dois aces que deram respiro à seleção. Com mais solidez no sideout e bom desempenho coletivo na reta final, o Brasil selou a vitória em 25 a 22.

Próximo passo: Ningbo

Com 29 pontos, o Brasil garantiu a liderança da fase de classificação e enfrentará a China nas quartas de final, já que os chineses, mesmo em 16º, se classificam por serem sede da fase final, em Ningbo, entre os dias 30 de julho e 3 de agosto.

No encerramento da fase preliminar, a seleção encara a Alemanha na madrugada deste domingo (20), às 2h30, em jogo que servirá como ajuste final antes do mata-mata.

Duda Castro

Duda Castro

Mineira, jornalista em formação e sempre contando histórias. Apaixonada por esportes olímpicos, principalmente o vôlei, e surtada desde 2024. Você me acha em @dudam.castro
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *