Agora a seleção foca nos jogos contra Itália e Polônia para encerrar segunda semana de disputa
O Brasil derrotou a China por 3 a 0 (25/22, 25/16 e 25/23), nesta quinta-feira (26), em Chicago, nos EUA, pela sexta rodada da Liga das Nações masculina de vôlei. A equipe mista do Brasil teve dificuldade de fechar o primeiro e terceiro sets, com Alan Souza sendo o maior pontuador com 17 pontos. Os brasileiros buscam fechar a semana com vitórias sobre a Itália, quinta colocada, e Polônia, segunda melhor, mas vai precisar consertar erros para poder brigar com as principais equipes.
A seleção brasileira enfrentou a China no segundo jogo da segunda semana da Liga das Nações masculina, na primeira rodada o Brasil venceu o Canadá por 3 a 0, e nesta quinta, repetiu o placar. A partida foi controlado pelo conjunto brasileiro, apesar de momentos de crescimento dos chineses nas partes decisivas dos primeiros e terceiros sets. Alguns titulares foram poupados para os principais jogos da semana contra os italianos e poloneses.
O destaque da partida foi Alan Souza, o oposto anotou 17 pontos, sendo 12 de ataque, 4 de bloqueio e um de saque. Em segundo lugar, Honorato anotou 14 pontos ao todo. Pelo lado chinês, Zihua Wen marcou 15 e Dejun Zhai, 11. O central Flávio Gualberto, apesar de somar 7 pontos, acumulou três bloqueia na partida.
Acumulando a quinta vitória em seis jogos, o Brasil lidera de forma provisória a Liga das Nações com 15 pontos. Em segundo, a Polônia tem um jogo a menos e 13 pontos, podendo ultrapassar novamente a seleção brasileira se vencer o Canadá, amanhã (27). Na terceira posição, Eslovênia e Japão somam 11 pontos cada.
O jogo
O Brasil abriu o set inicial com timidez, mas logo construiu vantagem de 9/5 contra a China. O placar se manteve favorável aos brasileiros em 12/8 e 17/12. No entanto, na parte final do set, a equipe chinesa buscou aproximação em 18/21 e 20/21. A equipe brasileira resolveu evitar sustos e venceu a parcial por 25/22 com ponto para a vitória perdido.
A segunda parcial foi comandada pelo Brasil, a equipe brasileira administrou a vantagem de 6/3 e 8/5 para se manter a frente do placar durante todo o período. A partir de 17/11, o Brasil venceu série de pontos e garantiu nova vitória por 25/16. Mais uma vez, o último ponto do set foi perdido pelos brasileiros, que venceram na segunda oportunidade.
O set final foi apertado e as equipes ficaram próximas no placar em 7/7 e 8/8. A China cresceu na partida e tomou a liderança do set em 12/10 e 15/11. Os asiáticos acertaram mais a estratégia e ameaçaram a vitória tranquila do Brasil, que recuperou o ritmo para diminuir a desvantagem em 15/17 e 19/20. Os brasileiros, com bom final de parcial, igualaram o placar em 21/21 e 22/22. O triunfo decisivo veio em 25/23 e 3×0.
