Brasil domina os dois primeiros sets e mostra poder de reação para bater o Japão em 3 sets a 0 e carimbar a vaga na fase final.
Na manhã desta sexta-feira (18), a seleção brasileira masculina de vôlei voltou às quadras de Chiba, no Japão, para mais um confronto da terceira semana da Liga das Nações Masculina de vôlei. Com a nona vitória conquistada em dez jogos, o Brasil segue líder do torneio e desta vez bateu os anfitriões, o Japão, por 3 sets a 0, parciais de 25-21, 25-23 e 28-26, após dominar os dois primeiros sets e buscar uma bela reação na terceira parcial, fechando o triunfo em sets diretos.
O técnico Bernardinho relacionou para a partida contra o Japão uma equipe formda por: Levantadores: Cachopa e Brasília; Opostos: Alan, Chizoba e Darlan; Ponteiros: Adriano, Bento, Honorato, Lukas Bergmann e Lucarelli; Centrais: Flávio, Judson e Matheus Pinta; e Líbero: Maique
O Jogo!
O Brasil começou bem a partida e dominou a parcial com destaque para os cinco pontos de bloqueio, fundamentais para não permitir a reação japonesa e a seleção brasileira se manter a frente do placar em todo o set até fechar em 25-21, após bom attaque de Honorato. Com a vitória no primeiro set, o Brasil confirmou a classificação para a fase final da Liga das Nações.
No segundo set, tivemos um cenário parecido, com a equipe brasileira mantendo quatro pontos de diferença em boa parte da parcial. Na reta final do set, o Japão reduziu a diferença para apenas um ponto em 21 a 20. A torcida da casa se animou e as equipes trocaram vantagens, até que Alan anotou o ponto decisivo do set para o Brasil confirmar o placar de 25 a 23 e abrir 2 sets a 0 na partida.
Motivado pela reação no set anterior, o Japão voltou melhor para a terceira parcial e chegou a ter 16-11 de frente. A equipe brasileira mostrou poder de reação e buscou a virada ainda no ponto 19, chegando aos 24-22 e encaminhando a vitória no set, no entanto, foi a vez dos japoneses reagirem e igualarem a partida em 24-24. O Brasil mostrou sua força mais uma vez e fechou o jogo em 28-26 após mais um grande ataque de Alan.
O grande destaque da partida foi o central brasileiro Flávio, que anotou 14 pontos, sendo 8 de ataques e 6 de bloqueios. Alan e Honorato, com 11 pontos e virando bolas decisivas no confronto foram outros destaques brasileiros.
Com a vitória sobre os japoneses, O Brasil assegurou a sua classificação para a fase final da Liga das Nações masculina de forma antecipada, já que o Brasil ainda tem mais dois embates nesta fase de pontos corridos. No sábado, a Turquia, às 3h30, e no domingo, a Alemanha, às 2h30. A fase final será em Beilun, na China, entre 30 de julho e 3 de agosto.
