Brasil vence República Dominicana e avança para a semifinal da AmeriCup

Sem Ruan, brasileiros viram contra os dominicanos e chegam à semi da Copa América de basquete masculino

Divulgação/FIBA
Divulgação/FIBA

O Brasil venceu com facilidade a República Dominicana na tarde desta quinta-feira (28/8), em Manágua, na Nicarágua, por 94 a 82 e se classificou para a semifinal da AmeriCup de basquete masculino. Essa foi a primeira derrota dominicana na Copa América 2025, que estava invicta desde a fase de grupos, quando se classificou em primeiro no grupo C.

O jogo

O time verde e amarelo começou com o desfalque do pivô Ruan Miranda, que teve um rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito, contra os Estados Unidos.

Georginho foi o grande destaque da partida. O jogador, que havia sido poupado no último jogo contra os Estados Unidos por desconforto muscular, fez 28 pontos, 5 rebotes e 7 assistências. Sua dupla no ataque, o também armador Yago Mateus, também fez uma boa partida, com 25 pontos, 7 rebotes e 4 assistências. Bruno Caboclo foi outro destaque com 19 pontos e 9 rebotes.

Os brasileiros apostaram no jogo rápido e demoraram para conquistar o ataque, terminando o primeiro quarto atrás em sete pontos – 18 a 25.

No segundo quarto o time já conseguiu embalar e a virada veio a quatro minutos do fim do primeiro tempo. O Brasil abriu vantagem no final da etapa com cinco pontos na frente, terminando em 47 a 42.

Com Georginho e Yago imparáveis, segunda etapa de jogo concretizou a vitória brasileira com uma diferença de dois dígitos nas parciais. Já para o final, com o jogo encaminhado para a vitória brasileira, o técnico Aleksandar Petrovic rodou a equipe com os jogadores disponíveis, com o intuito de testar seus jogadores já pensando no próximo jogo.

Semifinal

O Brasil é o primeiro semifinalista da AmeriCup e agora aguarda o jogo entre Uruguai e Estados Unidos para definir seu adversário do sábado (30).

Laura Dolabella

Laura Dolabella

Sou Jornalista e redatora do Surto Olímpico desde o pré-olímpico de 2024 e a partir do momento que ingressei tive a oportunidade de entrar em contato com o esporte mais ativamente tanto em coberturas in loco e quanto em redação de texto. O que mais gosto sobre o meu trabalho é dar visibilidade a todos os nomes e potências dentro do esporte.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *