Sem Ruan, brasileiros viram contra os dominicanos e chegam à semi da Copa América de basquete masculino
O Brasil venceu com facilidade a República Dominicana na tarde desta quinta-feira (28/8), em Manágua, na Nicarágua, por 94 a 82 e se classificou para a semifinal da AmeriCup de basquete masculino. Essa foi a primeira derrota dominicana na Copa América 2025, que estava invicta desde a fase de grupos, quando se classificou em primeiro no grupo C.
O jogo
O time verde e amarelo começou com o desfalque do pivô Ruan Miranda, que teve um rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito, contra os Estados Unidos.
Georginho foi o grande destaque da partida. O jogador, que havia sido poupado no último jogo contra os Estados Unidos por desconforto muscular, fez 28 pontos, 5 rebotes e 7 assistências. Sua dupla no ataque, o também armador Yago Mateus, também fez uma boa partida, com 25 pontos, 7 rebotes e 4 assistências. Bruno Caboclo foi outro destaque com 19 pontos e 9 rebotes.
Os brasileiros apostaram no jogo rápido e demoraram para conquistar o ataque, terminando o primeiro quarto atrás em sete pontos – 18 a 25.
No segundo quarto o time já conseguiu embalar e a virada veio a quatro minutos do fim do primeiro tempo. O Brasil abriu vantagem no final da etapa com cinco pontos na frente, terminando em 47 a 42.
Com Georginho e Yago imparáveis, segunda etapa de jogo concretizou a vitória brasileira com uma diferença de dois dígitos nas parciais. Já para o final, com o jogo encaminhado para a vitória brasileira, o técnico Aleksandar Petrovic rodou a equipe com os jogadores disponíveis, com o intuito de testar seus jogadores já pensando no próximo jogo.
Semifinal
O Brasil é o primeiro semifinalista da AmeriCup e agora aguarda o jogo entre Uruguai e Estados Unidos para definir seu adversário do sábado (30).
