Brasil vira sobre a China e avança à semifinal da Liga das Nações

Seleção mostra força na reta final e conta com atuação decisiva de Alan para garantir vitória por 3 sets a 1, em Ningbo

Foto: Volleyball World
Foto: Volleyball World

A seleção brasileira masculina de vôlei está entre as quatro melhores da Liga das Nações 2025. Jogando em Ningbo, na China, o Brasil superou os donos da casa por 3 sets a 1 (29/31, 25/19, 25/16 e 25/21), nesta terça-feira (30), pelas quartas de final da competição. A vitória veio de virada, após um primeiro set muito equilibrado, e confirmou a boa fase da equipe comandada por Bernardinho, que havia terminado a fase classificatória na liderança.

O destaque individual ficou com o oposto Alan, que marcou 26 pontos e foi peça-chave para a virada brasileira, especialmente nos momentos decisivos dos últimos dois sets.

O início da partida indicava um caminho mais complicado do que o previsto. Mesmo com um começo promissor, o Brasil viu a China crescer no jogo, especialmente com a força do bloqueio. O primeiro set se arrastou em equilíbrio até os 31 a 29 para os donos da casa, em uma parcial longa e desgastante.

No segundo set, o técnico Bernardinho promoveu mudanças, incluindo a entrada de Lucarelli, e cobrou mais agressividade no sistema defensivo. A resposta veio na parte final da parcial, com uma sequência de nove pontos que mudou o rumo do confronto. O Brasil empatou a partida com um sólido 25 a 19.

A partir do terceiro set, a superioridade brasileira se impôs com mais clareza. Com mais consistência nos saques, eficiência nos contra-ataques e menos erros, a seleção dominou o jogo. O placar de 25 a 16 refletiu a tranquilidade da parcial e o bom momento de Alan, que já somava 19 pontos ao fim desse trecho da partida.

A China ainda tentou reagir no quarto set, abrindo vantagem logo no início com dois aces seguidos. Mas a seleção brasileira manteve a cabeça no lugar, buscou a virada e sacramentou a vitória com um bloqueio decisivo de Lucarelli na reta final. Com o 25 a 21, o Brasil fechou a partida em 1h58min e garantiu a classificação à semifinal.

A seleção agora aguarda o vencedor do duelo entre Japão e Polônia, que acontece amanhã (31) às 8h, para saber quem enfrenta na semifinal da VNL Masculina, no sábado (02).

Duda Castro

Duda Castro

Mineira, jornalista em formação e sempre contando histórias. Apaixonada por esportes olímpicos, principalmente o vôlei, e surtada desde 2024. Você me acha em @dudam.castro
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *