Brasil vence rivais por 3 a 2 com tie-break final vencido por 15×3
O Brasil conquistou o vôlei masculino nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, em Assunção, no Paraguai, com vitória por 3 a 2 sobre a Argentina, nesta sexta-feira (22). A equipe brasileira teve dificuldades em furar a defesa argentina, mas dominou tie-break com 15 pontos vencidos contra 3.
Sem dúvidas o principal nome do título foi Samuel Neufeld, o brasileiro anotou 31 pontos e foi essencial para a virada sobre os rivais sul-americanos, principalmente no tie-break final vencido pelo Brasil por 15 a 3. Maicon França marcou 21 pontos e foi o segundo melhor do país.
A conquista brasileira em Assunção foi uma verdadeira batalha, o time masculino do Brasil saiu atrás com triunfo argentino no primeiro set por 25/22, já na segunda parcial a equipe teve set mais tranquilo com vitória por 25/15. No terceiro set, o jogo voltou as mãos da Argentina que anotou 25/22 e pôs as chances de título do Brasil em perigo.
O Brasil viu a Argentina ter ponto do título no quarto set, mas o período foi ao tie-break e a seleção virou para 27/25, deixando o placar em 2 a 2 e forçando o set tie-break até 15 pontos na sequência. Os brasileiros mostraram por que entraram como favoritos e massacraram os rivais com vitória por 15 a 3, consolidando o título pan-americano júnior.
Na campanha, a equipe repetiu o placar de 3 a 2 contra os argentinos na fase de grupos, em que também triunfou sobre a Dominicana e Cuba por 3 a 0. Na semi, voltaram a triunfar sobre os cubanos, mas neste caso por 3 a 2, para chegar à decisão desta sexta.
