Brasileiro Indoor de Provas Similares terá Matheus Lima estreando na temporada de 2026

O atleta e seu treinador Sanderlei Parrela trabalham para o Campeonato Mundial Indoor de Kujawy Pomorze, Polônia, em março, e a estreia será nos 400 m rasos neste sábado (31/1), em Bragança Paulista (SP)

Foto: Sona Maleterova/World Athletics
Foto: Sona Maleterova/World Athletics

O Atletismo Brasil recebeu a inscrição de 227 atletas (75 feminino e 152 masculino) para a disputa do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo de Provas Similares ao Indoor, que será realizado no sábado (31/1), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista, São Paulo (Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº, Bairro do Campo Novo), com entrada gratuita. A TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), mostra ao vivo as disputas, a partir das 9 horas.

A competição vale índices para o Campeonato Mundial Indoor e pontos no Ranking Mundial (categoria D). O Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, inscreveu o maior número de atletas na disputa – 40 competidores -, Matheus Lima dentre eles. 

Matheus Lima correrá os 400 m rasos na sua primeira prova do ano. “Ele está bem treinado e tudo indo dentro do planejado. Esta primeira competição de 2026 serve para quebrar o gelo e avaliar a preparação até agora para a competição principal desta primeira fase da temporada que é o Mundial Indoor”, afirmou o treinador Sanderlei Claro Parrela, medalhista de prata no Mundial de Sevilha-1999 nos 400 m rasos, ídolo do Atletismo Brasil.

O cearense de Fortaleza, de 22 anos, foi à final da disputa dos 400 m e terminou na sexta posição no Mundial Indoor de Nanjing, na China. Mas correu a distância em 45.79 na eliminatória (21/3/2025), recordes brasileiro e sul-americano em pista curta (indoor). Superou o recorde nacional que era justamente de Sanderlei Parrela (46.33, em 1997) e a marca continental do colombiano Jhon Alejandro Perlaza (46.07, desde 2019). 

Nesta temporada, o Campeonato Mundial de Atletismo Indoor será realizado de 20 a 22 de março, em Kujawy Pomorze, Polônia.

Vale a qualificação por índice (de 1/11/2025 a 8/3/2026), limitado a dois atletas por País; por Wild Card (convite) – o campeão geral individual de cada evento do World Indoor Tour 2026 se classificará automaticamente; e por posição no Top Performance List (1/11/2025 a 8/3/2026), conforme cota da prova, também tendo como limite dois atletas por país.

Diamond League e Ultimate na mira – “Para a temporada ao ar livre o foco será nos 400 m com barreiras, visando as competições da Diamond League e o Ultimate Championships além da melhora do resultado pessoal”, completou Sanderlei sobre os objetivos que ele e Matheus têm para 2026. O Ultimate é um evento novo da World Athetics, que estreia de 11 a 13 de setembro, em Budapeste, Hungria, e será realizado a cada dois anos. 

A melhor marca de Matheus Lima nos 400 m com barreiras é 48.08 (3/5/2025), feita na etapa de Shaoxing/Kegiao (CHN), etapa da Diamond League.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *