Milena Titoneli, Netinho Pontes e Paulo Melo venceram as finais, e Brasil ainda foi campeão geral da competição internacional
Neste domingo (21), a delegação brasileira de taekwondo disputou o Aberto da Polônia da modalidade e assegurou a melhor campanha do torneio, conquistando três medalhas de ouro na competição. Milena Titoneli, Netinho Pontes e Paulo Melo venceram suas finais e colocaram o Brasil no topo do pódio em Varsóvia.
O medalhista olímpico Edival Pontes, conhecido como Netinho, competiu na categoria até 74kg e devido a classificação no ranking iniciou a disputa já nas oitavas. Ele teve uma vitória tranquila contra o letão Antons Griskjans e em seguida, bateu o croata Grga Dugac. Na semifinal, teve dificuldades contra o turco Mehmet Polat, mas ainda assim venceu em 2-0. A luta pelo ouro foi contra Daniel Quesada, da Espanha. Netinho teve a chance da revanche, já que havia sido derrotado por este adversário no Mundial de 2022 e garantiu a medalha de ouro para o Brasil.
Na disputa da categoria 58kg, quem brilhou foi Paulo Melo. Ele fez uma campanha perfeita sem perder nenhum round sequer, assegurando assim mais uma medalha de ouro para o Brasil. O brasileiro iniciou a campanha vencendo o britânico Ibrahim Hussein nas oitavas e na sequência bateu o saudita Meshari Alshahrani. Na luta por uma vaga na final, o adversário foi o alemão Daniel Mehlmann e Paulo venceu com autoriadade. Na disputa pelo ouro, ele venceu o croata Josip Teskera, da Croácia, garantindo o lugar mais alto do pódio.
Na disputa feminina, Milena Titoneli foi a grande campeã da categoria 57kg. Devido a boa colocação no ranking, a brasileira entrou direto nas quartas de final. Logo de cara, ela derrotou Luana Márton, da Hungria, e na semifinal Milena venceu a chilena Claudia Gallardo, avançando para a disputa pelo ouro. No combate decisivo, a brasileira ganhou da campeã olímpica de Tóquio-2020 Matea Jelice, que saiu na frente vencendo o primeiro round mas viu Milena reagir e de virada conquistar mais um ouro braisleiro na disputa do aberto da Polônia.
As três medalhas de ouro colocaram o Brasil como líder geral no quadro de medalhas e deu ao país o troféu de campeão geral do Aberto da Polônia de taekwondo 2025.
