Thiago Félix, campeão mundial, compete neste domingo, assim como Emily Rosa e abrem a participação brasileira no Campeonato Pan-Americano da modalidade
*Com informações da FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO – Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
O Brasil inicia neste domingo (13) a participação no Campeonato Pan-Americano 2025 de levantamento de pesos, que será disputada em Cali, na Colômbia. O primeiro representante do Brasil a subir na plataforma será o campeão mundial Thiago Félix,que assim como Emily Rosa competem no domingo. A equipe brasileira conta com mais quatro pesistas: Nathasha Rosa, Laura Amaro, Matheus Pessanha e Taiane Justino.
A disptua no ginásio Coliseo Miguel Calero será a primeira competição adulta com as novas categorias aprovadas pela Federação Internacional de Levantamento de Pesos (IWF) visando as disputas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Thiago Félix entra como favorito da prova para atletas masculinos de até 60kg, com o maior peso de entrada (280kg). Ele conquistou três medalhas no último Mundial Adulto, na categoria até 55kg, sendo campeão na prova do arranco. Foi o primeiro ouro do Brasil na História dos Mundiais de Levantamento de Pesos.
Quem também chega com boas possibilidades de medalhar é Nathasha Rosa, na categoria até 53kg feminino, que compete na segunda-feira (14). Ela é outra atleta brasileira que chega com o maior peso de entrada na sua disputa, portanto, sendo também favorita a trazer ouro para casa. Mas todos os demais pesistas do Brasil estão diretamente na briga por pódios.
“Vai ser um campeonato totalmente atípico em termos de previsões, porque é a primeira vez que nós disputaremos nessas novas categorias. A gente não sabe como vão reagir os nossos atletas e nem os adversários. Temos quase todos os atletas em luta por medalhas. Infelizmente, o Matheus teve um pequeno acidente, se machucou, e não sabemos se competirá. Mas precisamos ver como vão reagir os outros nas provas”, avalia o técnico da Seleção, Dragos Stanica, à CBLP.
Confira a agenda da participação brasileira no Pan-americano 2025:
Domingo, 13/7
16h – Thiago Félix – categoria até 60kg masculino
19h – Emily Rosa – categoria até 48kg masculino
Segunda, 14/7
16h – Nathasha Rosa – categoria até 53kg feminino
Quarta, 16/7
20h – Laura Amaro – categoria até 77kg feminino
Quinta, 17/7
20h – Matheus Pessanha – categoria até 110kg masculino
Sexta, 18/7
16h – Taiane Justino – categoria acima de 86kg feminino
