Mineira volta a medalhar após título mundial em 2018; Mais quatro brasileiros estrearam em Sydney
A “imparável” Ana Sátila estreou nesta segunda-feira (29) no Mundial de canoagem slalom em Sydney, na Austrália, com a conquista da medalha de bronze na prova de contrarrelógio individual do caiaque cross (KX1). A mineira anotou tempo de 63.23s (+1.14) para retornar ao pódio em mundiais após 7 anos. Mais quatro brasileiros realizaram as primeiras descidas na raia australiana.
O ciclo olímpico de Ana Sátila começou da melhor forma possível em Sydney, a mineira que ficou conhecida por ser a “imparável”, após grande campanha em Paris-2024, estreou no Mundial com a conquista do bronze no contrarrelógio do KX1, evento de medalha que debuta em torneios do nível. Ana celebra o primeiro pódio em mundiais após o ouro no Rio de Janeiro em 2018 e a segunda medalha seguida após a prata no C1 da Copa do Mundo de Augsburg, Alemanha, no início do mês.
Ana anotou tempo de 63.23s na sua estreia com atraso de +1.14s para a campeã Alena Marx, da Suiça, e 0.16s da medalhista de prata Ajda Nokav, da Eslovênia. Omira Estácia também competiu e finalizou a prova no 25º lugar com marca de 68.30s (+6.21). Ambas não sofreram penalidades em suas descidas e se classificaram para a fase de baterias de quatro atletas do caiaque cross, que será realizado só no próximo domingo (5), pois a prova também serviu de corte para as 42 primeiras atletas além de ser evento de medalha.
No naipe masculino três atletas buscaram o pódio do mundial, mas não atingiram o top-10 da prova. Pepê Gonçalves foi o melhor brasileiro ao finalizar na 18ª colocação com tempo de 59.17s (+3.96), o canoísta foi o único a avançar para as demais fases do caiaque cross pois Guilherme Mapelli (52º com 64.63s) e Mathieu Desnos (66º com 63.16s) fecharam a estreia fora dos 42 primeiros.
