BRONZE TRIPLO! Brasil garante três medalhas no segundo dia do Grand Prix de Guadalajara de Judô

Neste sábado (18), com as medalhas de Nauana Silva, Rafaela Silva e Kaillany Cardoso, o Brasil chegou ao total de sete já conquistadas na competição

Brasileiras exibem medalhas conquistadas no dia de hoje.
Foto: Maicon Maia/CBJ

A Seleção Brasileira de Judô conquistou mais três medalhas no segundo dia do Grand Prix de Guadalajara, no México. Neste sábado (18), as três atletas do feminino escaladas no dia chegaram ao bloco final de disputas e saíram com a medalha de bronze. Enquanto Nauana Silva e Rafaela Silva fizeram dobradinha no -63kg, Kaillany Cardoso subiu ao pódio do -70kg pela primeira vez no Sênior.

Confira a trajetória das brasileiras até o pódio:

A primeira medalha brasileira neste segundo dia de competição foi conquistada por Nauana Silva (-63kg), que, na luta pelo bronze, venceu a israelense Inbal Shemesh.

Antes de chegar ao bloco final, Nauana passou por três combates. Na primeira luta, válida pelas oitavas, passou pela belga Mina Libeer com um yuko e, nas quartas, com um novo yuko, venceu a eslovena Kaja Kajzer.

Na semifinal, a brasileira enfrentou novamente a canadense Jessica Klimkait, adversária que fez final no Grand Prix de Lima, no último fim de semana, e ficou com a medalha de prata. Em Guadalajara, Klimkait levou a melhor novamente, nas punições (3-1), colocando Nauana na disputa do bronze.

Nesta rodada, o confronto contra Shemesh começou com as duas levando uma punição cada por falta de combatividade, e depois Nauana conseguiu fazer com que a adversária ficasse pendurada pelo mesmo motivo. A poucos segundos do fim, a brasileira projetou a israelense em ippon marcado pelo árbitro central, mas logo depois retirado pela revisão de vídeo. Mas, no golden score, Nauana conseguiu um novo ippon, desta vez sem deixar dúvidas, para levar sua segunda medalha em uma semana.

Logo na sequência da luta de Nauana, a outra brasileira escalada para o -63kg, Rafaela Silva, entrou no tatame para decidir a medalha de bronze. E a dobradinha aconteceu!

Mais cedo, Rafa estreou contra a venezuelana Anriquelis Barrios, e venceu com o placar de um yuko e dois waza-ari. Em seguida, nas quartas, passou por Inbal Shemesh com um yuko no golden score e, na semifinal, foi imobilizada pela japonesa Haruka Kaju, atual campeã mundial da categoria.

Na luta pela medalha, a brasileira teve pela frente a eslovena Kaja Kajzer, a mesma adversária que enfrentou no bronze do Grand Prix de Lima, no último domingo, e levou a pior. Mas, desta vez, Rafa entrou já conhecendo o jogo de Kajzer e resolveu tudo rápido. Aos 17 segundos marcou um yuko e, um minuto depois, projetou-a em ippon para encerrar o combate. 

Quem fechou a campanha brasileira neste segundo dia de competição foi Kaillany Cardoso (-70kg), que após recuperação de cirurgias no joelho de no ombro, retornou ao Circuito Mundial IJF para faturar sua primeira medalha com a Seleção na classe Sênior.

Primeiro, ela venceu a israelense Adelina Novitsky com um ippon nas oitavas e, nas quartas, reverteu a desvantagem de um yuko contra a italiana Giorgia Stangherlin para um yuko. Já na semifinal, a brasileira acabou superada pelo ippon da alemã Dena Pohl, e foi à decisão pelo bronze.

Ela teve seu caminho cruzado com outra italiana, Martina Esposito, que veio de vitória na repescagem contra a eslovena Kaja Schuster. Kaillany começou atrás, levando um yuko, mas aumentou o ritmo de luta e, em uma projeção, a adversária acabou machucando o braço durante a queda, ficando impossibilitada de continuar a luta. Assim, Kaillany saiu do tatame com a inédita medalha de bronze.

O dia dos brasileiros:

Ainda no dia de hoje, o Brasil teve outros quatro judocas competindo. No masculino, Willian Lima (73kg) levou o pior nas punições contra o esloveno Martin Hojak; Daniel Cargnin (73kg) parou no waza-ari do espanhol Diego Fernandez Campillo; Gabriel Falcão (-81kg) caiu no waza-ari do finlandês Eetu Ihanamaki; e Pedro Medeiros (-81kg) foi eliminado pelo ippon do israelense Itay Bibitko.

As disputas em Guadalajara continuam neste domingo (19), com mais sete brasileiros em ação: Beatriz Freitas (-78kg), Karol Gimenes (-78kg), Giovanna Santos (+78kg), Guilherme Schimidt (-90kg), Marcelo Fronckowiak (-90kg), Leonardo Gonçalves (-100kg) e Rafael Buzacarini (+100kg).

Horário: Preliminares — 15h | Finais — 20h

Transmissão ao vivo: Preliminares — Judo TV | Finais — Time Brasil, Cazé TV, Combate e Sportv 3

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *