Bruna de Paula está entre as três indicadas a Melhor Jogadora de handebol do mundo

Brasileira concorre contra as norueguesas Henny Reistad e Katrine Lunde

Foto: Divulgação IHF
Foto: Divulgação IHF

O cobiçado prêmio de Melhor Jogadora do Ano da Federação Internacional de Handebol (IHF) retorna em sua versão completa, após um processo transparente de votação entre fãs, treinadores e membros da Comissão de Treinamento e Métodos da IHF. A brasileira Bruna de Paula está entre as indicadas na disputa feminina.

Este será o terceiro ano consecutivo em que o sistema de votação estará em vigor. O ano de 2023 marcou ainda a introdução dos prêmios de Melhor Jogador Jovem Masculino e Melhor Jogadora Jovem Feminina da IHF, que reforçam a importância de identificar e desenvolver novos talentos. 

Os fãs ainda terão poder de decisão, já que os votos representarão um terço da classificação final. Outro terço será reservado para os treinadores que comandaram suas seleções nacionais nos Campeonatos Mundiais Masculino e Feminino da IHF de 2025. A Comissão de Treinamento e Métodos (CCM) da IHF terá o terço final da decisão, com os prêmios sendo definidos para quem tiver a melhor porcentagem nas três votações.

Para todas as categorias, três jogadoras foram pré-selecionadas pela Comissão de Treinamento e Métodos (CCM) da IHF, com base em seus desempenhos em 2025, tendo impressionado ao longo do último ano nas quadras. As jogadoras indicadas serão apresentadas categoria por categoria.

Para o prêmio de Melhor Jogadora do Mundo de 2025 da IHF, as indicadas são Henny Reistad (Noruega), Katrine Lunde (Noruega) e Bruna de Paula Almeida (Brasil). A votação estará aberta para os fãs de domingo (25) até terça-feira, dia 10 de fevereiro, portanto, mais de duas semanas para os fãs votarem em suas favoritas e ajudá-las a conquistar o prestigioso prêmio.

Veja as candidatas ao Prêmio de Melhor Jogadora de Handebol do Mundo:

Bruna de Paula Almeida (Brasil)

Bruna de Paula Almeida foi o pilar da recuperação do Brasil no Campeonato Mundial Feminino de Handebol da IHF de 2025, levando a seleção às quartas de final pela primeira vez desde 2021 com vitórias dominantes na fase preliminar e excelentes atuações na fase principal. Ela foi eleita a melhor zagueira central da competição, marcando 29 gols em nove partidas.


Em nível de clubes, com o Győri Audi ETO KC, de Paula conquistou a Liga dos Campeões da EHF pela segunda vez, repetindo o feito de 2024, além do ouro na Liga Europeia de 2021 e dos títulos franceses. A liderança da jogadora de 29 anos impulsionou a campanha do Brasil até as quartas de final e proporcionou ótimos momentos ao longo da competição.

Henny Reistad (Noruega)

Henny Reistad dominou o Campeonato Mundial Feminino da IHF de 2025, levando a Noruega ao seu quinto título mundial – sua segunda medalha de ouro no evento. Ela foi eleita MVP e artilheira com 55 gols, conquistando seu segundo prêmio consecutivo de MVP no Campeonato Mundial.

Com isso, Reistad se posiciona para potencialmente se tornar a segunda jogadora a ganhar três prêmios consecutivos de Melhor Jogadora do Mundo da IHF (depois de Cristina Neagu) e a segunda a ganhar o prêmio três vezes no total (também depois de Neagu, que tem quatro). Em nível de clubes, com o Team Esbjerg, ela foi a artilheira da Liga dos Campeões Feminina da EHF com 154 gols na temporada 2024/25, garantindo o bronze.

A visão de jogo, a capacidade de marcar gols e a liderança da capitã de 26 anos a tornam uma das melhores do mundo, e Reistad pode fazer história conquistando mais um troféu em sua trajetória rumo à grandeza.

Katrine Lunde (Noruega)

Aos 45 anos, Katrine Lunde coroou sua carreira lendária conquistando seu terceiro Campeonato Mundial Feminino de Handebol da IHF com a Noruega em 2025, somando-o à sua coleção de medalhas de ouro olímpicas e títulos europeus como goleira consagrada do handebol. A medalha de ouro no Campeonato Mundial foi a 21ª conquistada por Lunde em uma grande competição internacional e a última, após anunciar sua aposentadoria da seleção ao final do Campeonato Europeu de Handebol Feminino da Alemanha/Holanda de 2025.

Ela foi eleita a goleira All-Star na Copa do Mundo de 2025 na Alemanha/Holanda, realizando 86 defesas com 48% de aproveitamento ao longo do torneio, atingindo o pico de 58% após seis partidas e 14 defesas (67%) contra o Brasil, números absolutamente fantásticos mesmo para os seus padrões. A atuação magistral de Lunde incluiu 14 defesas (41%) na vitória que garantiu a medalha de ouro contra a Alemanha, o que lhe rendeu uma homenagem merecida da capitã da Noruega e também indicada ao prêmio, Reistad, que convocou Lunde para ser a primeira jogadora a erguer o troféu após a vitória na final contra a Alemanha.

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *